E-mail Marketing, Marketing, Marketing Digital

Entendendo as taxas de abertura de e-mails

Dificilmente existe algum profissional de marketing que não trabalhe com e-mail marketing, não é mesmo? Entretanto, por ser algo relativamente novo, ainda surgem algumas dúvidas, especialmente em relação às taxas de aberturas de e-mails. Por isso, no post de hoje vamos entender um pouco melhor sobre elas. Vamos lá?

Quais as métricas referentes às taxas de abertura de e-mails?

A verdade é que existem diversos fatores que influenciam as campanhas de e-mail marketing (Se esta ferramenta ainda não está incluída na sua campanha, leia nosso artigo e inclua já!). Entre eles estão: o público-alvo, a segmentação da audiência, a higienização das listas a fim de mantê-las atualizadas, etc. Por esse motivo, não é possível estipular um percentual de abertura de e-mails sem levar em conta os fatores que influenciam essa interação.

Para escolher as métricas ideais para o seu negócio, é preciso pensar nos seus objetivos em relação às campanhas de e-mail marketing. Delimite se o objetivo é mais aberturas, cliques ou outro retorno, assim você conseguirá mensurar o êxito e analisá-lo em relação às campanhas passadas.

A importância do valor de referência no e-mail marketing

Outro fator fundamental é o valor de referência, que pode ser analisado com uma estratégia de benchmarking. Nesse caso, o processo tem como objetivo mapear o desempenho de sua campanha de e-mail marketing. Você pode fazer, por exemplo, um sistema de avaliação que atribui notas às campanhas de acordo com a performance do material.

Nesse contexto, cada e-mail enviado recebe uma nota segundo a qualidade do conteúdo nele contido, já que a qualidade irá impactar em métricas como taxa de abertura, cliques, erros, etc. Assim, é possível ter uma visão global do desempenho da sua campanha de e-mail marketing.

Qual é uma boa taxa de abertura do e-mail marketing?

Essa é a pergunta que não quer calar, não é mesmo? Estima-se que uma boa taxa de abertura varia em torno dos 20%. Contudo, esse valor pode variar de acordo com o conteúdo e a segmentação. A correlação entre essas variáveis pode gerar taxas de abertura de até 70%, por exemplo.

Como melhorar a taxa de abertura do e-mail marketing?

Se o seu objetivo é melhorar a taxa de abertura, é importante ressaltar que não existe fórmula mágica. Contudo, uma coisa é certa: a segmentação é muito importante para o sucesso das suas campanhas de e-mail marketing, assim como a qualidade do conteúdo.

Atualmente, não basta supor que uma taxa de abertura em torno de 20% é saudável, é preciso pensar mais a fundo, levando em consideração que um terço das vendas são de responsabilidade do sucesso do e-mail marketing, é preciso pensar em como melhorar cada dia mais a sua taxa de abertura de e-mail marketing.

Listamos alguns fatores a serem levados em consideração para maior efetividade em suas campanhas de e-mail marketing. São eles:

  • preparar um bom cadastro;
  • conhecer a audiência;
  • utilizar o nome pessoal do remetente (e não o da empresa);
  • elaborar um título (assunto do e-mail) criativo e que chame a atenção;
  • estar atento à beleza do e-mail, ou ainda, ao seu design;
  • convidar o leitor a realizar uma ação (call-to-action);
  • disponibilizar os dados para contato;
  • manter a frequência de envios.

Como você pode perceber, uma boa estruturação de e-mail, segmentado e com conteúdo relevante e otimizado, é fundamental para garantir a efetividade da sua campanha de e-mail marketing.

Este post foi útil para você? Quais as métricas que você utiliza para mensurar o desempenho das suas campanhas? Conte-nos a sua experiência através dos comentários!

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