Marketing, Marketing Digital, Social Media

Entenda a importância do Marketing de Conteúdo

Quando falamos em Marketing de Conteúdo, estamos tratando da criação e do compartilhamento de conteúdo valioso para atrair e converter prospects em clientes, e estes em compradores reincidentes (fiéis). Assim, o tipo de conteúdo que uma empresa compartilha está intimamente relacionado ao que ela vende. Em outras palavras, a empresa assume as rédeas de sua produção editorial e, com isso, educa o público-alvo sobre seu universo de negócio para que ele se sinta confiante em fechar negócio.

A empresa passará sempre a alimentar seu público com informações valiosas, à medida que consegue um posicionamento na web (fixa-se como fonte confiante e é encontrada nos mecanismos de busca como o Google). Isso se obtém por meio de publicações estratégicas e regulares em site, blog, redes sociais (blog posts, e-books, vídeos, áudios, etc.) e pela entrega automatizada desses conteúdos também em newsletter ou e-mail marketing, por exemplo. Falamos, portanto, de reconhecimento da marca e fortalecimento da autoridade no mercado de atuação.

Veja então algumas razões para sua empresa ter uma estratégia de marketing de conteúdo:

Quatro fortes razões para sua empresa investir em Marketing de Conteúdo

1. O Marketing de Conteúdo ajuda sua empresa a se posicionar na web

O mar de conteúdo publicado na web a cada segundo oferece muitas opções de pesquisa. Por isso, os mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, etc.) fazem varreduras periódicas em tudo que está disponível e cria rankings de relevância para apresentar os resultados.

Entre os critérios para o ranqueamento estão originalidade, profundidade, engajamento do público (acessos, comentários, compartilhamentos), etc. É por isso que empresas que querem ser encontradas por seus consumidores potenciais precisam publicar conteúdo original e ajudar as pessoas a resolver suas dúvidas, se entreter, enfim, precisam entregar conhecimento.

2. O Marketing de Conteúdo ajuda sua empresa a engajar o público-alvo

Nesta era da atenção, engajar o público com a marca fica cada vez mais difícil. Com pleno controle sobre o que querem ver, ler e ouvir (por meio do mouse ou na ponta dos dedos), as pessoas valorizam conteúdos que realmente sejam diferenciados e lhes tragam conhecimento.

— Leia também: Como identificar conteúdos atrativos para seu cliente.

  1. O Marketing de Conteúdo aumenta sua rede de potenciais clientes

Quem não é visto não é lembrado. Esta é uma máxima que se mostra mais poderosa do que nunca. Uma empresa que não é encontrada na internet simplesmente não existe.

Por isso, uma boa estratégia de conteúdo é tão fundamental. Quanto mais pessoas chegam ao site, às redes sociais, ao blog e à loja virtual, mais leads (prospects) são gerados e maiores são as chances de vender.

  1. O Marketing de Conteúdo conduz leads pelo funil e gera mais vendas

Nem todo mundo que visita o site da empresa está pronto para fazer uma compra. Como a confiança é um dos principais ingredientes para tomar essa decisão, entregar conhecimento por meio de conteúdo relevante pode ajudar os leads a percorrer a jornada de compra, também conhecida como funil de vendas, à proporção que eles conhecem mais sobre o negócio, têm suas dúvidas sanadas e encontram resposta para seus problemas.

Quando a estratégia de conteúdo é efetiva, no momento em que um vendedor abordar o potencial cliente muitas etapas da venda já estarão resolvidas (o potencial cliente já está pronto para conversar sobre o fechamento do negócio).

Em suma, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia com ótimo custo-benefício, pois traz para a sua empresa as rédeas da construção e emissão de mensagens que fortalecem a marca e ajudam a vender. É também por meio dele que a marca abre diálogo com seu público-alvo, fortalecendo o relacionamento e potencializando negócios.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!