Endomarketing, Marketing

Endomarketing: além da comunicação interna

Há muito tempo, estratégias de marketing para o público externo aproximam os negócios de seus clientes. E um novo conceito surgiu com a necessidade de também criar estratégias de marketing para o público interno: o endomarketing. Mas, afinal, o que é endomarketing?

Junção da palavra “endo”, que em latim significa “para dentro” com “marketing”, endomarketing é uma estratégia de relacionamento e de gestão, que visa desenvolver na equipe uma mentalidade que está em sincronia com o marketing externo que as empresas praticam, sendo também chamada de marketing interno. Uma das principais razões para colocá-lo em prática é o objetivo de que todos falem a mesma língua e também o desenvolvimento de uma filosofia de trabalho única entre os colaboradores do negócio.

O conjunto de ações que objetivam a conquista e o engajamento dos colaboradores – os clientes internos – é então chamado de endomarketing.

Endomarketing
Para que serve o endomarketing?

Endomarketing é muito mais do que apenas comunicação interna. É o conjunto de ações que a empresa faz de forma planejada para unificar o discurso e engajar sua equipe num propósito único, numa única visão de negócio. Isso perpassa criar um ambiente agradável de trabalho; orientar as lideranças para uma gestão de pessoas mais estratégica e sensível às habilidades e capacidades de cada colaborador; e também a capacitação para que as pessoas exerçam suas funções de maneira produtiva e com qualidade.

As práticas de endomarketing tornam-se soluções para muitas empresas que enfrentam problemas de comunicação entre funcionários; melhoram o relacionamento entre os profissionais, contribuem para a imagem de empregadora e elevam motivação e lealdade entre os colaboradores.

Como fazer endomarketing

Ouvir os colaboradores, criar condições seguras de trabalho para atrair e reter profissionais talentosos, ter uma gestão transparente, reconhecer e recompensar as pessoas que se engajam nas causas da empresa… Tudo isso são princípios básicos do endomarketing. Veja algumas dicas para praticar o endomarketing na sua empresa e obter resultados:

Incentive o diálogo: Crie ou adapte os meios de comunicação interna para o intercâmbio de ideias. Faça com que as pessoas se sintam à vontade para dar opinião sobre as decisões da empresa e também sobre o seu dia a dia de trabalho. A comunicação deve ter mão dupla.
Para isso, crie espaços para comentários na intranet, permita que as pessoas respondam aos comunicados que são transmitidos via e-mail, etc. Demonstre que o diálogo é importante para a empresa.

Convença os líderes da importância do endomarketing: Se as lideranças continuarem pensando que endomarketing é “coisa do RH”, dificilmente ele funcionará. É preciso que cada profissional que tenha status de líder se comprometa com as ações de endomarketing, pois assim eles verão a comunicação, os eventos e outras ações como fontes da produtividade e os colaboradores perceberão valor.

Demonstre preocupação com o bem-estar das pessoas: Crie campanhas de conscientização e sensibilização para que as pessoas façam bom uso dos equipamentos de proteção individual, ofereça espaços e tempo para a prática de alongamento, por exemplo. Demonstre que o bem-estar das pessoas é muito importante para a empresa, pois ela quer que os profissionais produzam com qualidade e se sintam felizes por fazer parte do time.

Tenha especialistas dedicados ao endomarketing: É muito comum as empresas não dedicarem tempo ou investimentos em endomarketing e deixar a cargo do pessoal do RH, que já tem inúmeras atribuições. O ideal é ter um profissional especializado com dedicação total. Esse profissional fará a ponte entre o RH, o marketing e as lideranças para pensar em ações criativas, mediar conflitos e fazer um endomarketing de resultados.

O valor do endomarketing é percebido a partir do momento que as lideranças da empresa se conscientizam de que os colaboradores são multiplicadores da reputação corporativa. É a comunidade interna que precisa saber primeiro das decisões corporativas, do lançamento de novos produtos e serviços, entre outros, pois eles levarão as informações de forma correta aos seus familiares e amigos – especialmente em tempos de redes sociais. Portanto, o público interno da sua empresa precisa ser conquistado e envolvido com o negócio hoje mesmo!

Se sua empresa já possui uma estratégia de endomarketing comente sobre sua experiência ou procure-nos para desenvolvermos juntos. Vamos Avanti?

Endomarketing: Mais que comunicação interna

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