Social Media

Em quais redes sociais minha marca deve estar?

Os usuários querem, cada vez mais, acesso instantâneo aos produtos e serviços que consomem, e não há meio que possibilite uma comunicação tão direta quanto as redes socias. Portanto, escolher em quais redes sua marca deve estar é parte essencial do planejamento de marketing digital.

Entretanto, é necessário selecionar com critério onde sua empresa estará presente. Tenha em mente que qualidade deve ficar acima de quantidade. Não é necessário estar em todas as redes, mas sim naquelas que sirvam à sua meta. Nessa escolha deve se levar em conta o objetivo e o público a ser atingido.

Vejamos a seguir como isso funciona, na prática, entre as principais redes disponíveis.

Facebook

Interessante a qualquer marca devido à sua imensa base de usuários – cerca de 1,23 bilhão de pessoas estão presentes no facebook. Maior parte deles do sexo feminino, com faixa etária mais ativa entre 21 e 24 anos. Apesar disso, também possui ampla audiência entre os internautas de 50 a 64 anos.

Mas atenção: a rede de Mark Zuckerberg não é plataforma de vendas. As pessoas utilizam o Facebook para interagir com amigos e compartilhar conteúdo. A melhor forma de atingi-los aqui é levar a eles assuntos que os interessem, sejam novidades ou promoções.

Lembre-se que sua marca estará concorrendo com questões muito mais interessantes para o público, como novidades da família ou fotos, e precisará se destacar entre elas. Utilize-o se seus objetivos forem fortalecimento da marca e obtenção de feedback em relação aos produtos oferecidos.

Twitter

São mais de 650 milhões de usuários, principalmente jovens urbanos entre 18 e 29 anos, de ambos os sexos. A comunicação no microblog possui uma natureza imediatista, por isso é mais usado em dispositivos mobile. Suas postagens têm vida útil curta, obrigando a marca que estiver presente a atualizar com freqüência sua timeline.

Pesquisas indicam que 39% dos usuários são mais abertos a mensagens de marca no Twitter do que em outras plataformas. É a rede ideal quando o objetivo é criar um diálogo rápido com seu público, seja para oferecer suporte ou obter feedback. Especialmente útil para postagem de novidades e promoção de eventos, quanto mais recentes ou imediatos, melhor.

Linkedin

Sua proposta é mais segmentada que seus concorrentes. É uma rede social profissional. Sua audiência é mais velha e com maior grau de formação. Tem como principal faixa etária 35 a 44 anos.

Cresceu 11% no último ano, tomando assim o lugar do Twitter como segunda rede social mais acessada no Brasil. Possui uma base mundial de usuários grande para uma plataforma segmentada: 280 milhões, com 51% de presença masculina e 49% feminina.

Aposte nele se suas metas incluem manter uma comunidade de seguidores com o perfil de sua audiência, construir networking com profissionais e empresas parceiras, ou mesmo promover eventos.

Instagram/Pinterest

Ambas redes de conteúdo visual. Enquanto o Pinterest é mais voltado ao compartilhamento de ideias e material inspirador, o Instagram é baseado em conteúdo fotográfico pessoal.

Embora tenham menor número de usuários, por suas características específicas, possuem um público mais ativo que outras redes. O tempo diário que um usuário passa no Pinterest é o dobro do gasto no Linkedin, enquanto 70% da audiência do Instagram está presente na rede todos os dias. Esta frequência está ligada a uma das características de seu público: a utilização via mobile.

Essas redes têm uma base de usuários jovens. No Instagram, 90% deles possuem menos de 35 anos. Já o Pinterest é principalmente usado por mulheres com menos de 50 anos e formação acadêmica. São especialmente úteis para marcas com forte apelo visual, permitindo um fortalecimento da personalidade por meio de material postado e/ou pinado.

Tenha em mente que o marketing em redes sociais é recente e ainda sofrerá mudanças. Muitas redes já perdendo adeptos e caíram no esquecimento, como o Myspace ou o Orkut, e é possível que em pouco tempo outras ganhem espaço, portanto seja flexível.

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