Branding

3 elementos para criar sua identidade corporativa

Antes de começarmos é importante esclarecer o que identidade corporativa é basicamente um termo que remete aos elementos de comunicação utilizados pela empresa para transmitir sua mensagem, seus valores, o que ela faz, quem é e sua visão, além de como pretende que o público a veja.

A identidade corporativa é responsável por traduzir em elementos os valores da empresa.  Neste contexto, abordaremos agora os 3 elementos fundamentais para criar a sua identidade corporativa. Acompanhe!

Identidade CorporativaIdentidade visual
Um dos elementos fundamentais para a identidade corporativa refere-se à logomarca, o símbolo que representa a instituição. Ela representa a personalidade da empresa, como é vista pelo público e faz parte da identidade visual, portanto está muito associada às cores, ao logotipo e à tipografia.

tipografia, por sua vez, precisa ser simples, clara e objetiva. Afinal, o seu público-alvo precisa entender quais são os seus objetivos. Ela estará presente em todas as redes e meios de comunicação, não podendo gerar ruídos.

As cores também são um fator decisivo. Elas precisam estar alinhadas aos fatores culturais e regionais, tanto do público como da empresa. Precisam ser harmônicas entre si e colaborar para transmitir a mensagem que a empresa deseja.

Branding
Outro elemento fundamental para a construção de uma identidade corporativa refere ao gerenciamento da marca, ou o branding. Ele nada mais é do que uma atividade multidisciplinar que procurar fortalecer a sua marca no mercado através de soluções em visibilidade, posicionamento de mercado e até mesmo desenvolvimento do mesmo.

O branding auxilia desde a escolha do nome que representará a marca até a relação do usuário com a mesma.

Afinal, não basta ter um bom logotipo com tipografia e cores coerentes se não é feito um trabalho de planejamento estratégico e gerenciamento da marca. A identidade corporativa e o sucesso de uma empresa vão muito além da identidade visual, perpassando por outros fatores, como:

  • Confiança e credibilidade no mercado
  • Posicionamento
  • O valor agregado da marca
  • Relação com o consumidor

O branding procura exatamente auxiliar em todas essas etapas, construindo uma marca forte tanto aos olhos do mercado como aos dos consumidores.

Manual de Identidade Corporativa
Por fim, um outro elemento fundamental é o Manual da Identidade Corporativa. Ele deve estar em sua mente desde o momento da criação da identidade.  O Manual permite que a cultura da empresa não se perca e que a qualidade se mantenha. Ele será um dos grandes responsáveis por manter a visão, os valores e os conceitos que a empresa prima em primeiro plano.

Ele é quase um sinônimo de qualidade, sendo responsável por definir as políticas, procedimentos e responsabilidades que a empresa tem tanto com seus funcionários como com seus usuários. O Manual irá garantir que a empresa mantenha seu nível de qualidade no atendimento, nos produtos, em como ela lida em todas as etapas de negociação, etc. Além disso, ele também garantirá que a empresa não crie uma imagem negativa, pois estará sempre seguindo os padrões alinhados no início, na criação.

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