E-commerce, Websites

Ebay chega ao Brasil: o que isso significa para o seu ecommerce?

O anúncio oficial da chegada do eBay no Brasil deu o que falar! Foi notícia em todos os veículos de comunicação de respaldo do país e causou furor nos mais de 1 milhão de clientes do ecommerce por aqui. A primeira ação realizada pela empresa foi traduzir o site atual da empresa para a língua portuguesa, bem como seus apps para Android e IOS. Além disso, foi criado um sistema para assegurar as entregas com agilidade e sem riscos de ter os produtos parados na alfândega nacional. Para isso, basta o pagamento das taxas de importação no ato da compra, que gira em torno de 60% do valor da mercadoria adquirida quando o valor da mercadoria supera USD50,00.

O foco atual é em ampliar a sua base de usuário locais, que já possui um número considerável de adeptos. Contudo, o eBay já informou o grande interesse em ampliar sua atuação local também em relação à quantidade de vendedores locais. Até então, muitas de suas operações eram feitas por intermédio de um parceiro local, o Mercado Livre, ao qual a empresa norte-americana detém 25% da participação. Porém, o site possui pouca força, quando comparado ao poder do maior ecommerce do mundo, que atua no mercado internacional desde 1995.

A questão é: e para as lojas virtuais, o que muda? Qual a importância? O que essa chegada significa para o seu ecommerce? As respostas você acompanha em nosso post de hoje!

Market place: o papel do eBay

O eBay é considerado o maior market place do mundo. Ele está presente em diversos países, como Canadá, Irlanda, Itália, Espanha, Portugal, Estados Unidos, é claro, e agora no Brasil. O ecommerce funciona como um canal que liga vendedores a compradores, sejam eles indiviuais ou empresas, e funciona em duas ramificações: a comercialização direta ou através de leilões.

Qual o impacto da chegada do eBay no Brasil?

Apesar de o foco inicial ser o aumento de sua base de clientes no país, já é possível que comerciantes individuais e empresas brasileiras comercializem seus produtos pelo site. Neste contexto, apesar de em um primeiro momento a chegada do eBay no país soar uma ameaça, você deve encará-la como uma grande oportunidade!

O serviço já era acessível aos brasileiros anteriormente, por isso compras já eram realizadas. O impacto da presença deste e-commerce é a força da marca que ele possui, mas que perdia força de vendas pelas restrições de pagamentos, realizado em dólares – o que exigia o uso de um cartão internacional ou da conta através do sistema de pagamentos por eles adquirido, o Paypal – e incertezas quanto ao recebimento dos produtos por questões burocráticas de importação alfândega e os impostos exigidos, caso caíssem em vistoria. As mudanças para atender o mercado local visam, então, solucionar esta questão – o que, teoricamente, aparentaria uma ameaça a partir de agora. Contudo, surge desta mesma questão grandes oportunidades.

Benefícios da chegada do eBay ao Brasil para a sua loja virtual

Os market places são bastante úteis ao comércio eletrônico, principalmente para as lojas virtuais de pequeno e médio porte. Eles são utilizados estrategicamente como parte do planejamento de marketing por diversas questões:

  • Ganho de visibilidade por potenciais clientes que ainda desconheciam a sua marca;
  • Aumento das vendas, já que você dispõe os seus produtos em outros canais;
  • Uso das estratégias de marketing da empresa, o que contribui para a otimização dos investimentos em ações de divulgação;
  • Apoio de uma marca forte para alcançar uma nova audiência ou clientes.

Vale ressaltar que o segredo para usufruir destes benefícios para o seu ecommerce, é fundamental ter um processo de logística bem organizado, bem como trabalhar com o relacionamento com estes clientes para uma experiência de marca positiva, que o conduza a realizar uma próxima compra diretamente em sua loja virtual, além de indicá-la à sua rede de relacionamento. Uma grande oportunidade de aumentar tanto as vendas quanto as suas margens de lucro, já que nestas plataformas um percentual sobre cada venda é redirecionado ao eBay ou outros market places.

Aproveite para turbinar seu e-commerce? Fizemos uma seleção de 10 dicas importantes que vão trazer resultados imediatos à sua loja virtual. Clique aqui e coloque em prática hoje mesmo.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!