Criação, Design, Design

Designer gráfico X Web designer: conheça as principais diferenças

Se você chegou aqui, certamente está em dúvida sobre qual caminho profissional seguir. Primeiro, é importante dizer que embora os nomes sejam parecidos, há grandes diferenças no trabalho de um designer gráfico e de um web designer.

No entanto, ambos utilizam alguns conceitos e técnicas em comum. Algumas universidades oferecem apenas o curso de design, e o aluno acaba escolhendo o segmento que vai seguir carreira. Já outras oferecem diferentes habilitações, e por isso é bom saber qual dessas profissões tem mais a ver com você.

O designer gráfico desenvolve peças que serão impressas ou mesmo disponibilizadas em formato digital fechado, como revistas, anúncios, cartazes, logotipos, rótulos. Já os web designers desenvolvem aplicações apenas na internet, o que inclui a aparência, mas também aspectos técnicos na criação de um site, como a codificação. Listamos abaixo, algumas características e desafios do designer gráfico e web designer. Confira.Diferenças entre designer gráfico e web designer

Desafios profissionais
O trabalho desses profissionais é guiado tanto pelas ferramentas e possibilidades que a plataforma em que trabalham possui, quanto pelas limitações que apresenta. No meio impresso, por exemplo, o desafio é fazer com que os leitores sejam guiados de uma página a outra, sempre mantendo o interesse. Já no meio digital, o texto é desenvolvido em uma tela fixa, com a possibilidade de cliques e interação. Mesmo que os princípios de design sejam proporcionar a melhor experiência possível do usuário enquanto utiliza um produto ou serviço, a plataforma modificará todo o processo, e por isso os desafios serão diferentes.

Designer gráfico
O designer gráfico geralmente vai desenvolver um projeto pensando no que será impresso. Além de maior liberdade para criar suas peças, esse profissional consegue criar formatos diferentes do tradicional, usar cores, escolher o tipo do papel, da impressão sem se preocupar com a programação ou tamanho do arquivo final. Isso significa que se você preza pela liberdade de criação e não gosta muito de códigos e programação, talvez seja essa a melhor opção.

Web designer
Esse profissional precisa pensar graficamente, mas também entender de programação. Ou seja, durante o desenvolvimento do projeto sempre terá de ponderar a programação do site com o layout, pensando na melhor experiência de navegação possível. A vantagem dele sobre o designer gráfico é que os erros são mais fáceis de serem corrigidos. Enquanto algo que foi impresso não pode mais ser editado, no meio digital basta substituir um arquivo no servidor e o erro está corrigido. Em outras palavras, o web designer é, além de um designer, um desenvolvedor de sites. Por isso, se você gosta de internet e tem vontade de aprender a criar sites, mexer com códigos e pensar na usabilidade aplicada aos trabalhos que realiza, essa profissão é perfeita.

Além dessas peculiaridades, existem desafios diferentes quando se fala de aspectos técnicos.Diferenças entre designer gráfico e web designer

Resolução
A qualidade da imagem geralmente é medida em pontos por polegadas (dots per inch ou DPI) e varia de acordo com a plataforma em que será exibida. Um designer gráfico sabe que as imagens precisam ter pelo menos 300 dpi para que a qualidade da impressão seja satisfatória, já um webdesigner pode usar imagens de 72 dpi sem problema algum.

Formato
Um site precisa ser responsivo, ou seja, ser exibido adequadamente em todos os formatos e tamanhos de tela e proporcionar uma boa experiência de navegação. Isso exige do web designer conhecimentos sobre desenvolvimento mobile first. Já um designer gráfico deve entender sobre os formatos mais comuns de publicações, como diagramar, ordenar as páginas, usar página dupla, etc.

Fontes
A diferença entre fontes para web ou para publicações impressas é enorme. No caso do impresso, o profissional não precisa se preocupar se ela vai mudar conforme o tamanho da tela, pois o papel mostra a fonte exatamente como é. Já os web designers precisam usar apenas as fontes mais conhecidas, que estão instaladas na maioria dos computadores, do contrário, o texto vai ficar praticamente não legível.

O designer gráfico e o web designer têm trabalhos completamente distintos, embora ambos utilizem princípios básicos do design, como uso flexível, simples, intuitivo e informação perceptível. As duas profissões têm suas limitações e requisitos diferentes, embora exijam dos profissionais conhecimento profundo sobre conceitos e ferramentas.

E então, você se identificou mais com a profissão de designer gráfico ou de web designer? Escreva pra gente aqui nos comentários.Diferenças entre designer gráfico e web designer

Posts Relacionados

Um Comentário

  1. Rodrigo

    novembro 8, 2017 em 1:44 am

    Parabéns pelo post, informações muito importante para iniciantes.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!