Avanti, Websites

Dicas para evitar problemas de design gráfico

A comunicação visual cresceu em conceitos, e tem ganhado seu devido espaço entre empresas que utilizam esse recurso para demonstrar profissionalismo e requinte de seu produto. Não podemos negligenciar o benefício que essa ferramenta traz a todo o empreendimento que a aplica em suas estratégias.

Para desenvolver uma identidade visual e afins, necessitamos de alguns conceitos e conhecimentos básicos de design gráfico. Não precisa ser especialista para analisar alguns possíveis erros e outros fatores que podem ser evitados para não causar transtornos futuros.

Alguns erros de composição podem e devem ser evitados para que a imagem comunique a mensagem de maneira eficaz.

Para te ajudar, desenvolvemos uma lista de itens que devem ser estudados e analisados antes de dar saída em sua peça gráfica.

Dicas para evitar problemas de design gráfico

Produza um briefing

Este documento é importantíssimo no desenvolvimento de uma peça gráfica. Nele constarão os objetivos, público, obrigatoriedades, entre outros aspectos que são indispensáveis para a criação da identidade visual. Este documento deve ser produzido em conjunto com sua equipe e ajustados às expectativas da empresa.

Tipografia

Caso sua peça gráfica utilize fontes, textos, frases, slogan e outros, não economize em pesquisar a melhor tipografia. Tamanho da fonte e leitura são fatores que influenciam como o público receberá a sua mensagem. Existem inúmeros sites que disponibilizam fontes gratuitas e pagas que variam de acordo com a proposta. De acordo com seu público, você saberá qual será a melhor para utilizar.

Efeitos

Devemos ter muita cautela ao utilizar efeitos em nossos textos e imagens. Esse cuidado se deve ao fato de que efeitos deixam imagens e textos muito carregados, dificultando a interpretação. Lembre-se de que menos é mais. O simples sempre se comunica com mais facilidade com o leitor.

Imagens

A escolha da imagem errada pode comprometer e muito sua proposta de comunicação visual. Transmitir informações com imagens pode ser um desafio, afinal, são muitas as possibilidades, o que dificulta, pois não temos um padrão, cada caso criará uma demanda diferente. Também é aconselhável que as imagens sejam de sua própria autoria, caso contrário, cuide para que os direitos dela sejam respeitados.

Cores

As cores podem atrair como afastar clientes. Estude a melhor cor para seu segmento. Cores passam sensações, sentimentos e percepções variadas, o estudo delas é essencial e indispensável. Tome cuidado com cores fortes e contrastantes, opte pelo que é simples e que deixe a mensagem objetiva.

Arquivo para impressão

Antes de levar sua peça para ser impressa em alguma gráfica, você terá que fechar o arquivo para a impressão. Esse procedimento é muito importante se você quiser evitar transtornos no estabelecimento onde ocorrerá a impressão do material. É aconselhável que um profissional especializado, no caso um designer gráfico, faça esse serviço.

Estabeleça os objetivos da sua peça gráfica e acompanhe todo o processo de criação para que esses aspectos sejam analisados constantemente. Há grande probabilidade de que você economize muito se esses itens forem desde o início monitorados.

Não se esqueça de passar com clareza todas as informações necessárias ao design gráfico, ele será um grande aliado para que seu objetivo seja alcançado.

Sua empresa já aplica essas dicas para evitar problemas de design gráfico? Compartilhe conosco nos comentários! Vamos Avanti?

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!