Design

Dicas para criar os melhores cartões de visita

A primeira impressão é a que fica. Clichê, mas verdadeira, essa frase é uma boa dica para quem deseja bolar um cartão de visitas eficaz. Os cartões são geralmente entregues a pessoas que você deseja que não esqueçam de você e entrem em contato – como você quer ser lembrado por elas?

Confira algumas dicas para acertar na escolha, destacar-se naquele maço de cartões e chamar a atenção de quem interessa para seu negócio ou carreira:

Como criar um cartão de visitas de destaque

1. Design

Se possível, contrate um profissional da área de sua confiança para desenvolver o seu cartão de visitas. Eles conhecem os melhores materiais, formatos, disposições de informações, entre outros fatores que podem fazer toda diferença no resultado final. Lembre-se de detalhar o que você espera do seu cartão, ouvir as sugestões do profissional e analisar mais de uma opção.

2. Informações

Ao escolher entre as opções oferecidas pelo designer ou ao desenhar seu próprio cartão, caso você opte por elaborá-lo por conta, lembre-se de que o espaço é reduzido: é preciso selecionar bem as informações que estarão nele. Priorize o essencial: nome, cargo, empresa, e-mail e telefone. Se possível incluir site e redes sociais, ótimo! Apenas tome o cuidado de não deixar o cartão poluído.

É importante ressaltar aqui a importância de usar o espaço com sabedoria. As margens, mesmo que pequenas, ajudam a dar um ar “clean” para o cartão. As fontes escolhidas também devem ser fáceis de ler, uma vez que algumas palavras podem ficar com tamanho reduzido. Tenha o cuidado de usar uma ou duas fontes apenas, para não carregá-lo visualmente, e de escolher tamanhos legíveis.

3. Aparência

Escolha as cores e padrões sabiamente. Evite tentar chamar a atenção com várias cores vivas e desenhos exagerados. Em um material tão pequeno, isso dificilmente funcionará. Uma boa saída é se inspirar na sua logo, criando um design bonito, profissional e diferenciado. E, falando em logo, ela não deve ficar de fora! Sua presença vai ajudar na associação entre você e a marca que você representa.

4. Cores

Os tons mais vivos não precisam ser totalmente banidos, devem apenas ser usados com sabedoria. Algumas combinações podem ficar interessantes e ajudar a chamar a atenção. O importante é lembrar que cores transmitem sentimentos, e é importante conhecer essa dinâmica. Se você deseja passar credibilidade, por exemplo, tons mais sóbrios de azul, verde ou cinza, por exemplo, podem funcionar melhor. Empresas modernas e descoladas podem apostar em combinações de laranja, roxo, amarelo. Não escolha as cores ao acaso.

5. Formatos

Alguns formatos podem ajudar o seu cartão a se destacar. Bordas arredondadas ou formatos diferenciados são uma maneira criativa de chamar a atenção. Já pensou em investir em um cartão em formato de mala para sua agência de viagens, por exemplo?

Lembre-se apenas de que os cartões são, geralmente, guardados nas carteiras, bolsos, em cima da mesa com outros cartões. Procure não extrapolar muito as dimensões usuais de 9cm x 5cm se sua intensão for que o seu contato os tenha sempre ao alcance das mãos.

6. Material

Neste item, é importante consultar um profissional da área. Ele poderá fornecer informações completas sobre os materiais disponíveis para impressão e as melhores opções para o seu caso.

E não subestime – o material influencia diretamente no resultado final. O papel couché fosco, por exemplo, costuma ter bons resultados com as cores, ao contrário do sulfite comum. A gramatura deve ser um pouco maior, para que o papel seja resistente, não dobre e nem rasgue com facilidade. Muitos papéis também ficam com manchas de dedos – um efeito desagradável, mas elas podem ser amenizadas com laminações foscas.

Não deixe de avaliar bem todas as opções.

7. Criatividade

Se você tiver meios – e ousadia, pode investir em cartões com formatos totalmente diferentes do tradicional. O fotógrafo sueco Jens Lennartsson, por exemplo, criou miniaturas dele mesmo (http://www.hypeness.com.br/2014/01/o-cartao-de-visita-mais-criativo-dos-ultimos-tempos/), uma forma interessante e divertidade de chamar a atenção. O cartão de visita que ilustra esta matéria é da escola de ioga YogaOne, outro ótimo exemplo de como a criatividade pode ser usada de forma simples e eficaz.

Agora que você já conhece os primeiros passos para um cartão de visitas infalível, solte a imaginação e diferencie-se!

Você tem outras dicas para criar um cartão de visitas diferente e eficaz? Compartilhe conosco nos comentários! 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!