Evolução, User Experience

5 dicas certeiras para sua estratégia de omnichannel

Você sabe o que é o “omnichannel marketing”? O conceito é recente, mas tem muito a ver com marketing de convergência. Considerando que hoje existem centenas de canais possíveis para um cliente ter contato (direto ou indireto) com uma empresa, é preciso ter cuidado com a mensagem transmitida através destes canais. Ou seja, todos eles devem oferecer o mesmo nível de experiência e engajamento com a marca; e eles devem ser complementares.

Se o seu atendimento por telefone é excelente, mas você tem um site horrível, seu marketing não está sendo consistente. Se as informações que você oferece através do seu catálogo e do seu Facebook são exatamente idênticas, então não existe realmente um bom motivo para manter os dois.

Para que o seu marketing tenha uma perspectiva mais “a là omnichannel”, listamos cinco dicas que podem ajudar. Confira:

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Pense como o cliente
Procure sempre simular a experiência que um cliente teria ao se comunicar com a empresa. Será que todos os canais de contato possuem a mesma qualidade? E todos eles são práticos e oferecem uma resposta rápida? Essa experiência inclui qualquer tipo contato, desde o envio de uma mensagem pelo site até o recebimento de uma carta de cobrança.

Aumente a sincronização
Se alguém acessa o seu site pelo computador e acrescenta um item ao carrinho de compras, este item precisa permanecer lá quando o site é aberto pelo smartphone. Como as pessoas transitam entre diferentes aparelhos o dia todo, este tipo de sincronização garante uma experiência de compra mais simples e agradável.

Faça o follow up
Quando um consumidor demonstra um certo interesse, o omnichannel marketing sugere que você aproveite esse interesse existente para desenvolver outros. Quer um exemplo? Se um cliente vai até a sua loja e compra uma calça, ele pode ficar contente ao receber, dias depois, uma sugestão de camisas combinando. O essencial é que esse follow up seja o mais específico possível, como se fosse feito “à mão” para aquele cliente.

Segmente o mercado consumidor
Uma mesma empresa pode ter vários perfis de consumidor, e cada um deles terá expectativas diferentes quanto à comunicação com a marca. Para que você desenvolva um omnichannel marketing adequado a cada perfil, é preciso conhecê-los. Portanto, a segmentação é uma tarefa básica que precisa ser desenvolvida. Quanto mais precisa a segmentação, melhores os resultados. Você pode usar desde critérios como idade e sexo, até motivação e preferências de compra.

Monitore os dados
Para melhorar o desempenho do seu marketing dentro do conceito de omnichannel, é preciso fazer um monitoramento contínuo de todos os canais de comunicação da empresa. E, com a tecnologia atual, é possível realizar um monitoramento em zoom da resposta de cada cliente. Assim, você consegue ajustar a comunicação para obter os melhores resultados individualmente, e não de acordo com parâmetros gerais imprecisos.

A ideia de integração, consistência e complementaridade, que encontramos no conceito de omnichannel marketing tem tudo a ver com o estilo de vida dinâmico da sociedade atual. O novo consumidor espera que as empresas ofereçam resultados práticos e flexíveis, que se adaptem às suas necessidades. Se a sua empresa ainda está longe deste modelo, está na hora de dar o primeiro passo. As mudanças acontecem depressa, e é preciso ser rápido para acompanhá-las. Do contrário, os clientes vão deixar você para trás.

Ficou com alguma dúvida sobre o post? Escreva pra gente aqui nos comentários.
Dicas Omnichannel

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