Endomarketing, Marketing

5 dicas de endomarketing para promover o engajamento de seus colaboradores

O endomarketing pode fazer toda a diferença no relacionamento da empresa com seus colaboradores. Mais do que ampliar o diálogo por meio de uma boa estratégia de comunicação interna, o endomarketing, quando bem aplicado, pode construir e nutrir o vínculo emocional entre empregador e colaboradores.

Geralmente, marketing e RH são hubs centralizadores das ações de endomarketing. É interessante que todas as lideranças sejam convidadas a participar dos planejamentos e da observação dos resultados das ações.

A seguir, veja 5 dicas para começar a implantar ações de endomarketing em seu negócio:

Endomarketing - Saiba mais1 – Promova o diálogo
Além de manter todos os colaboradores da empresa bem informados de tudo que é importante sobre o negócio, faça com que a comunicação interna seja uma via de mão dupla. Abra canais para que todas as pessoas possam dar suas opiniões, fazer perguntas, criticar etc.

A operadora de telefonia Vivo, por exemplo, insere dinâmicas multimídia em sua intranet, para que seus colaboradores estejam antenados com lançamentos de produtos e outras informações. A empresa promove jogos e quiz nos quais o colaborador acumula ponto quando acerta mais. Assim, consegue que as pessoas interajam mais e memorizem melhor as mensagens.

Para isso, é preciso que as lideranças estejam preparadas. Afinal, não adianta abrir um canal de comunicação entre a empresa e o colaborador se os líderes imediatos não se sentirem confortáveis com isso. Tudo começa nas lideranças: conquiste os líderes que eles conquistarão os colaboradores, num efeito cascata que o endomarketing é capaz de promover.Endomarketing - Promova o diálogo

2 – Meça o clima organizacional
Outra técnica de endomarketing que pode ser muito benéfica ao seu negócio é fazer pesquisas de opinião para medir o clima organizacional. Se você entende que quanto melhor as pessoas se sentirem mais elas produzirão, reconhece que é preciso saber como as pessoas se sentem e o quanto estão motivadas.

Trabalhe com formulários de múltipla escolha ou com perguntas e respostas. É sempre bom fazer pesquisas em que os colaboradores possam se manter anônimos, assim eles se sentem mais à vontade para expor suas reais ideias.

Com os dados em mãos, avalie o que a empresa pode fazer para melhorar a satisfação de seus colaboradores. É muito importante envolver o RH neste trabalho.Endomarketing - Formulários

3 – Promova eventos de integração
Tanto para fortalecer o vínculo emocional das pessoas com a empresa, quanto para promover o trabalho em equipe, é muito interessante promover eventos para a comunidade interna. Não espere a festa de final de ano para reunir as equipes.

Vá além: planeje um calendário de eventos para o ano. Aproveite para inserir nestes encontros o discurso da marca, reforçar o compromisso da empresa com seus funcionários e incentivar a integração.Endomarketing - Eventos de integração

4 – Ofereça cursos de atualização e palestras motivacionais
Oferecer conhecimento também é uma excelente forma de criar vínculo emocional entre a empresa e seus colaboradores. Traga especialistas em assuntos que você considere importante que as pessoas estejam atualizadas – converse com as lideranças sobre dicas de cursos e palestras.

Trabalhar com palestras motivacionais também pode funcionar para quebrar a rotina e arejar a relação com os colaboradores.Endomarketing - Palestras motivacionais

5 – Ofereça benefícios que vão além dos “obrigatórios”
Não dá mais para chamar vale alimentação e refeição de benefícios. Todas as empresas já oferecem isso, não há novidade. Entregue outros tipos de benefícios que não são tão corriqueiros, como auxílio educação, por exemplo. Veja a possibilidade de um convênio com uma universidade ou um instituto de pós graduação e dê descontos aos seus colaboradores.

A verdade é que as pessoas precisam sentir que os benefícios são realmente benefícios. Por outro lado, não se trata apenas de um “agrado”, mas sim de uma espécie de “moeda de troca”, um reconhecimento do valor do colaborador para a empresa.

E você? Sabe como anda o seu público interno? Tem feito ações motivadores  para os seus colaboradores? Compartilhe com a gente aqui nos comentários.Endomarketing - Desenvolva

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