Design, Design, E-commerce, Loja Virtual, Mobile Commerce, Tecnologia, User Experience

Design responsivo e a sua importância para e-commerces

Muito tem se falado em design responsivo, mas algumas empresas ainda não entenderam de fato a importância dele para o bom andamento e crescimento dos negócios. O design responsivo não é um termo novo, mas ainda é negligenciado, e se refere aos sites que respondem ao tamanho da tela e se adéquam da melhor forma possível.

O termo está diretamente ligado aos princípios do “Mobile First”, que pensam primeiro na experiência do usuário a partir do celular e somente depois no desktop. Mas por que o e-commerce precisa se preocupar com ele?

A importância do design responsivo
A popularidade dos smartphones é enorme. Para se ter uma ideia, 80% dos adultos usuários de internet utilizam um smartphone. Além disso, de acordo com a  ReBuilt Nation, em 2017, cerca de 2.97 bilhões de usuários irão navegar na internet por meio de seus telefones, o que significa cerca de 91% do total de usuários de internet. Ou seja, cada vez mais pessoas farão suas compras a partir de seus telefones e se sua loja virtual não disponibilizar plataformas responsivas, ficará aquém da concorrência.

Design responsivo para mobile commerceO Google notou essa movimentação dos usuários e lançou um novo algorítimo, chamado de Page Layout, para ranquear os sites nas buscas orgânicas. Páginas que não forem adaptadas para smartphones e outros dispositivos móveis cairão no ranking. A mudança foi feita porque, de acordo com o Google, a experiência com sites não responsivos é ruim, inclui fontes minúsculas, links difíceis de serem clicados, entre outros exemplos. Para que donos de e-commerce não tenham dúvida sobre a importância do design responsivo, uma pesquisa divulgada pelo Google concluiu que 74% dos usuários estão mais propensos visitar novamente um site se ele for mobile-friendly.

Como desenvolver um e-commerce com design responsivo?
Para desenvolver um e-commerce responsivo, ele precisa ser mobile. Há serviços disponíveis no mercado de profissionais que entendem a evolução e as transformações que a conectividade trouxe para o mercado. Esses técnicos são capazes de criar uma loja fluída, com navegação intuitiva e adaptada para o ambiente mobile. Procure por empresas desenvolvedoras experientes, que possam criar um aplicativo móvel eficiente e financeiramente acessível. Se você já tem um site de e-commerce, o processo tende a ser ainda mais simples e rápido.

Perfil de um e-commerce responsivo
Para que sua plataforma de vendas seja considerada responsiva, precisa levar em conta quatro itens, pelo menos:

  • Media Queries: referem-se à programação do website, ou seja, os códigos por trás da aparência. Esta etapa é essencial e demanda profissionais experientes.
  • Layout Fluido: o layout certo ajuda a trabalhar os pixels das medidas de cada página do site. Neste etapa da criação do site, já dá para testar a responsividade. Abra o site no seu smartphone e navegue.
  • Imagens Flexíveis: as imagens devem se adaptar a todo o tipo de resolução de tela.
  • Conteúdo: conteúdo de qualidade também faz parte de um site que se preocupa com a experiência do usuário. No caso do e-commerce, a descrição detalhada de produtos e serviços é essencial.

Um exemplo de e-commerce com design responsivo é o que desenvolvemos para a marca La Mafiaclique aqui, navegue e comente abaixo sobre suas impressões.
 Design responsivo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!