Design

Design Gráfico: um novo caminho para a comunicação digital

A comunicação digital continua em franca expansão, impulsionando formas de comunicação cada vez mais eficazes e que atendam a este contexto específico. Paralelamente ao texto e às ferramentas de tecnologia, o design vem provando sua importância na comunicação digital.

Cores e formas escolhidos adequadamente podem potencializar a comunicação, dando-lhe novo vigor e clarificando o entendimento. Muitas pessoas que utilizam a internet para seus negócios, às vezes deixam de reconhecer a devida importância da comunicação visual e acabam perdendo terreno para seus concorrentes. É bom saber que, além da função estética, o design tem uma função prática e uma função simbólica.

O poder do Design Gráfico na comunicação digital

Design de serviço

Além de cumprir o papel de resolver a parte estética da questão, fundamental na experiência do ser humano, o design deve estar presente na conceituação da interface, no planejamento e na escolha das tecnologias a serem aplicadas. Um projeto de site ou e-commerce deve incluir o design num planejamento estratégico, que consiga ser mais assertivo e objetivo, com foco no usuário.

Para isso é necessário conhecer este público-alvo e como ele se relaciona com a interface. Uma pesquisa feita pela empresa norte-americana Consumer Reports sobre a importância de um bom design para o meio digital, apontou que 48% dos entrevistados fazem uma primeira avaliação do site pelo seu aspecto visual; para 28% dos entrevistados a avaliação é feita tendo como fator primordial a estrutura do design e a organização das informações.

Você deve avaliar e planejar muito bem o design do seu site; é ele que vai dar a primeira impressão ao visitante e falar da sua marca. Esse design tem que ter identidade visual com as cores da sua empresa, um visual atrativo e profissional, que inspire confiança ao usuário.

Além disso, o design deve favorecer a funcionalidade do site, deve facilitar a informação com indicativos e elementos úteis, sinalizações e símbolos práticos que tornem a plataforma mais intuitiva e fluida. Para isso, um trabalho integrado entre design, tecnologia e comunicação é fundamental.

O que é Design responsivo

Quem tem um site ou e-commerce deve ter em mente que é necessário um design responsivo, aquele em que o conteúdo tem uma apresentação flexível,  reposicionando-se conforme o ambiente, como tamanho da tela, orientação (horizontal ou vertical) e plataforma. Qualquer que seja o dispositivo utilizado pelo usuário, o design do site deve se adaptar. Esse requisito é de grande importância porque cada vez mais usuários acessam a internet, realizam compras, pesquisas, operações bancárias, leituras, entre outras ações, a partir de smartphones e outros dispositivos móveis.

A finalidade das cores no design

A cor atua em regiões específicas do psiquismo humano, de forma subliminar, ao participar da estruturação do formato da comunicação elaborada, ajudando a interpretar e decodificar a mensagem do contexto apresentado. São cinco as principais funções das cores:

  1. Prender a atenção;
  2. Dar energia a objetos e ideias;
  3. Estimular;
  4. Atrativo estético;
  5. Criar atmosfera ambiental.

A psicologia e a semiótica nos falam como os consumidores são motivados pelas cores. Elas influenciam o estado de espírito, a vontate e até as decisões das pessoas. Vamos ver o significado das cores básicas no mundo publicitário.

Vermelho: É energizante, estimulante, a cor das paixões, dos reis, dos alertas, do perigo, da alegria, foi usado pelos imperadores romanos e pode evocar a guerra e o mau. Simboliza ainda sensualidade, agressividade, fogo, calor, ação, força, revolução, entre outros. Aumenta a atenção, e é motivador. Indicado para uso em anúncios de produtos relativos a calor e energia, alimentação (estimula o apetite), artigos técnicos e de ginástica.

Laranja: Indicado para aplicações semelhantes ao vermelho, com resultados um pouco mais amenos. Para os tímidos, é estimulante. Traz energia e vigor aos tristes. Simboliza entusiasmo, alarme, força ativa, exaltação, energia, é radiante e expressiva. É de caráter estimulante e se relaciona também com produtos comestíveis, com atividades entusiastas e energéticas.

Amarelo: É uma cor ligada ao intelecto, associada ao sol, portanto ao poder, correlaciona-se ao ouro. Podendo simbolizar, segundo sua tonalidade, inteligência, nobreza, comunicação, poder, alegria, vontade, força. Chama a atenção e causa um forte impacto no público, motivo pelo qual é utilizada nos sinais de trânsito. Diz-se que é a  a primeira cor que o olho humano percebe. Pode ser usada em artigos correlacionados a vitória, em produtos alimentícios feitos à base de milho e é muito comum encontrá-la em vasilhames de bronzeadores. O amarelo-ouro significa valor, sentimentos mais elevados, bem como qualidades, inclusive sagradas.

Verde: Indica versatilidade,  renovação e simpatia.  É uma cor que traz equilíbrio, reduz as tensões. Comercialmente, tem pouca força sugestiva, pois oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizem o frio, azeites, esperança, natureza, realidade, vegetação, saúde, lógica, frescura e crescimento. É bastante utilizada para anunciar artigos ecológicos e  em refrigerantes cítricos, pois é uma cor fria.

Azul: Possui grande poder de atração; é calmante nas inquietações do ser humano; acalma o sistema circulatório. Indicado para anúncios que caracterizem o frio. É também a mais fria das cores, porém, a mais atraente. É a cor do céu, dos sonhos, dos introvertidos e alinha-se também com a inteligência, com a espiritualidade, emoções profundas e eternas. Simboliza a beleza, grandiosidade, sabedoria, amizade, serenidade, ordem,  tristeza,  verdade, dignidade e constância. Grandes extensões de azul não cansam e dão a sensação de frescor e amplitude. Pelo que representa, o azul é  cor mais utilizada pelas empresas de tecnologia.

Através do Design Gráfico, sua empresa pode comunicar visualmente um conceito, uma ideia. Um Design Gráfico de qualidade deixa a mensagem mais eficiente e adequada à estratégia de marketing da sua empresa.

Sua empresa valoriza o Design Gráfico no planejamento e execução das estratégias de marketing? Conte para a gente nos comentários! Vamos Avanti?

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