E-commerce, Implantação

Criar um E-commerce ou abrir Loja Física? Conheça 5 vantagens de um dos mercados que mais crescem no mundo

De acordo com a pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro” da PayPal, o número de lojas virtuais no País cresceu 21% entre 2015 e 2016. Os sites de e-commerce, que representavam 2,65% do total das URLs brasileiras no ano passado, agora respondem por 3,54% do universo pesquisado. Outro dado que comprova essa explícita migração de estabelecimentos para o ambiente digital é a diminuição do número de lojas virtuais que também possuem lojas físicas: em 2015, eram 14,53%; hoje são 13,46%. 

Não é nenhuma novidade que o e-commerce já é um dos mercados que mais crescem no Brasil e no mundo. Com baixo investimento inicial e ótima rentabilidade, os empreendedores perceberam que essa nova forma de vender produtos e serviços pode ser uma opção vantajosa. O comportamento dos clientes vem mudando em razão da expansão da internet e a facilidade, rapidez e dinamismo que ela proporciona – os consumidores têm optado pela comodidade e praticidade na hora das compras.

Mais do que a diferença óbvia entre uma loja virtual e uma física, os diferenciais do e-commerce são inúmeros e poderão ser determinantes para o crescimento do seu negócio. Da praticidade de compra ao atendimento 24 hora por dia.

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Listamos abaixo 5 vantagens em criar um e-commerce

Menor investimento inicial

Ao contrário do que alguns podem imaginar, ter um e-commerce também demanda um importante investimento inicial. Enquanto para a loja física é fundamental contar com um espaço para atender os clientes, receber o pagamento, apresentar os produtos e armazená-los, na loja virtual será necessário uma plataforma responsável pelo conjunto de dados, logística, automação do processo de vendas, segurança das relações comerciais e, em alguns casos, também um espaço para estocar os produtos.

A questão é que os valores para desenvolver uma plataforma de e-commerce e arrumar um espaço de estoque são menores do que o que é preciso para montar a estrutura de uma loja física. Aqui você encontra mais informações sobre como escolher uma plataforma de e-commerce para sua loja virtual.

Grande abrangência

Outro fator relevante é que a internet tem um alcance global, permitindo que sua loja seja acessada por pessoas de diversos lugares do mundo. É claro que, nesse caso, é preciso levar em conta a sua logística. Existem e-commerces que vendem para o mundo todo e outros que possuem uma área de atuação mais restrita, em uma cidade ou região. Porém, caso surja necessidade de expandir seu negócio, você não precisará abrir um novo endereço e montar uma outra estrutura física de atendimento.

Disponibilidade

Os custos para manter uma loja física aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, são enormes. O e-commerce oferece essa vantagem de poder ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora do dia, de um celular ou computador, da rua ou de dentro de casa, bastando que o consumidor possua cartão de crédito e internet. Mas fique atento: para que isso ocorra sem problemas é preciso que sua loja virtual funcione corretamente e seja desenvolvida para se adaptar a diferentes plataformas. Veja neste artigo qual é a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio.

Baixos custos de divulgação

A internet apresenta diversos meios de investimento com baixo custo para divulgar seu e-commerce. Não há dúvidas de que uma loja física também pode utilizar esses meios para se promover, porém a loja virtual tem a vantagem de desenvolver conteúdo, links para as redes sociais e promoções dentro do seu próprio espaço virtual.

Fazer um excelente trabalho de SEO poderá diminuir muito os seus custos futuros em busca de novos clientes, por isso selecionamos para você um artigo que explica a importância de investir na otimização do seu e-commerce.

Praticidade na hora das compras

Outros dois fatores significativos do e-commerce são a sua praticidade e rapidez. Os consumidores muitas vezes fazem suas compras por impulso. Não precisar se deslocar para fazê-las torna essa relação comercial muito mais certeira. O tempo gasto numa transação comercial pela internet é muito menor do que o necessário para o consumidor se deslocar até a loja. Contudo, é importante que o seu site mostre credibilidade, ótimo serviço e atendimento, e ofereça segurança aos dados de seus consumidores. Do contrário eles não voltarão a comprar seus produtos ou serviços.

Proporcione uma experiência de compra prazerosa ao seu cliente e rentável para você. Entre em contato conosco pelo e-mail contato@penseavanti.com.br para saber como funciona a implementação de e-commerce VTEX.

 

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