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Marketing Digital

Cresça e apareça: dicas para melhorar a presença digital da sua empresa

Se você quer que a sua empresa cresça, é fundamental que ela tenha presença digital forte. A presença digital vai muito além de ter um site. É necessário estar em redes sociais, possuir blogs, canais no Youtube, participar de fóruns, estar de olho em sites como o Reclame Aqui… Claro, não serão todos os canais que lhe trarão essa tão necessária presença digital. Será preciso fazer um estudo do seu negócio, do público-alvo etc. Resumindo, você terá de fazer um planejamento de marketing digital.

Mas, uma coisa que deverá constar de certeza em seu planejamento e que é necessária para qualquer negócio é o chamado marketing de conteúdo. Marketing de conteúdo é a produção e disponibilização na web de conteúdo original e relevante. “Conteúdo é rei”: essa é a regra de ouro para se ter sucesso em meio digital. O conteúdo produzido pode ser e-book, blog posts, vídeos, jogos, aulas online etc. Então, que tal começar a pensar em conteúdo bom para o seu negócio? Confira algumas dicas de como produzir um conteúdo de sucesso.

Crie conteúdos próprios e de qualidade

Essa é a regra mais importante na criação de conteúdo. Não adianta ter um site lindo, impecável do ponto de vista de usabilidade, se o conteúdo é fraco, vazio e desinteressante. Um conteúdo de qualidade é:

  • Relevante: ele precisa despertar interesse no leitor. Os internautas costumam passear pelos sites e geralmente ficam poucos segundos neles, a não ser que algo lhes chame a atenção, como um conteúdo que lhes interesse

  • Original: além de ser interessante para o internauta, um conteúdo original é valorizado pelos buscadores, como o Google. O Google ranqueia melhor conteúdos originais e penaliza quem realiza cópias

  • Qualidade: seu conteúdo precisa ter boa qualidade, ou seja, informações corretas, ser bem escrito, divertido, atrativo, coerente, conciso, objetivo… Um conteúdo que não informa nada ou que traz informações falsas causará irritação e marketing ruim para a sua marca.

Tenha sempre uma call to action

A call to action, como o próprio nome diz, é uma chamada para a ação. São frases, dizeres, imagens que induzem o usuário a fazer algo. Por exemplo, caso o seu usuário entre em uma página para baixar um e-book, é totalmente necessário que haja uma call to action o induzindo a realizar um cadastro, como “cadastre seu e-mail no site e receba notícias quando novos materiais forem disponibilizados”. Claro, se o cadastro for o objetivo daquele determinado conteúdo.

Vá além da curiosidade e crie engajamento

Falamos anteriormente que um bom conteúdo irá prender a atenção ao site, fazendo com que ele permaneça muito mais do que alguns segundos. Se você conseguiu realizar isso, parabéns! Você despertou curiosidade e interesse em seu público-alvo. Mas o trabalho apenas começou.

O conteúdo não deve ter como objetivo final a permanência do usuário no site. A finalidade do conteúdo deve ser o engajamento, ou seja, a realização de ações pela marca, sejam comentários, perguntas, curtidas etc. Quanto mais engajamento seu conteúdo tiver, melhor ele será visto pelos internautas e seu público-alvo.

Seduza com bons títulos

O título é a parte mais importante do conteúdo. Um bom título é o que vai fazer com que um usuário decida ler ou não o seu post. Produza títulos sedutores, mas não engane o seu leitor. O seu conteúdo deve entregar o que foi prometido no título. Afinal, propaganda enganosa é muito irritante, não é mesmo?

Divulgue seu conteúdo nos melhores canais

Você fez um conteúdo maravilhoso, incrível e perfeito? Então, está na hora de divulgá-lo. O primeiro passo é escolher os melhores canais (facebook, outros blogs, redes sociais mais específicas, entre outros). Para saber qual o melhor canal de divulgação do seu conteúdo, basta apenas seguir as recomendações do planejamento de marketing digital do seu negócio. Nele estarão identificados quais os canais favoritos do seu público-alvo.

Para obter presença digital, é fundamental que haja produção de conteúdo relevante. Então, comece já a ter ideias fabulosas para o seu conteúdo.

A sua empresa já implementou alguma estratégia de marketing digital? Ela produz conteúdo? Compartilhe conosco a sua experiência nos comentários. Vamos Avanti!

 

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