Social Media

Confira o passo a passo de estratégias de marketing digital para redes sociais

É comum os empreendedores ficarem confusos em relação ao quê, de fato, seria uma estratégia digital e como desenvolvê-la nas redes sociais. Por isso, agências e profissionais da área de marketing devem assegurar que seus clientes compreendam que uma estratégia deva seguir a estrutura, as pessoas e, em suma, um conceito.

Portanto, se você está se perguntando o que fazer para desenvolver uma estratégia de marketing digital vitoriosa nas redes sociais da sua marca ou empresa, acompanhe o passo a passo a seguir.

Planejamento e Avaliação

planejar

Primeiramente, você deverá definir o que espera alcançar para sua marca, produto ou serviço. Para começar, é importante levantar todos os aspectos da marca e separar esses dados por localização, idade e valor. Como ponto de partida para a análise, tome por base os cinco temas a seguir:

· Presença: medir a impressão digital da empresa, ou seja, sua identidade e como deixa sua marca no mercado;

· Influência: mensagem emitida pela marca;

· Percepção: reação emocional do público à sua marca;

· Viralidade: audiência que participa organicamente das discussões da marca;

· Ressonância: reações que a marca é capaz de provocar no público.

Assim que a avaliação tiver sido feita, será importante segmentar o público-alvo. A segmentação de clientes permite aos profissionais de marketing conectarem-se a todos os pontos de interesse das redes sociais que tem potencial para motivar os clientes a se engajar à marca.

Criação e Lançamento

criar

Depois de você ter avaliado sua posição de mercado atual e ter reunido os dados dos sentimentos e percepções do consumidor, é hora de formular sua mensagem.  Quando for realizar tal ação, pergunte-se:

· Qual é a história que estamos contando aos nossos clientes?

· Por que nossos clientes se importam com essa história?

· Que tipo de emoções a história causa?

· Como a história se conecta às necessidades emocionais de nossos clientes-alvo?

· Como a história irá incentivar ações em nome de uma marca produto ou serviço?

A narrativa resultante desse levantamento propicia o uso das redes sociais como um meio para apresentar um produto, serviço ou benefícios da marca. Histórias contadas por marcas são o elemento que direciona a interação com os clientes.

Escolha as plataformas certas

plataforma

Durante a etapa de criação, irá ocorrer a decisão sobre quais plataformas – seja Facebook, Twitter, Google +, Linkedin ou outras – serão importantes e qual tecnologia dará vantagens para o empreendimento, no contexto de uma estratégia de marketing digital. É importante, para isso, considerar seu público em termos de idade, localização geográfica e estilo de vida. Como sua base de consumo pode variar, suas estratégias deverão ser versáteis também.

Para definir quais são os melhores canais sociais para sua marca na web, é necessário compreender o comportamento do cliente, baseando-se em alguns questionamentos:

· Como os meus consumidores buscam informação sobre meu produto, serviço ou marca?

· Qual plataforma social favorece tal tipo de busca?

· Qual é o propósito da plataforma e tecnologia social que escolhemos utilizar?

· Como esses meios funcionam a respeito de nossa estratégia remota?

· O que diferencia esta marca das outras concorrentes?

. Um último conselho nesta etapa: seja realista a respeito dos resultados procurados.

Engajar e Divulgar

comunicar

Para uma estratégia verdadeiramente consistente é necessário:

· Preparar uma agenda para o engajamento – criar uma espécie de calendário que apresente os esforços da que as ações de marketing direcionam para cada canal. Utilize esse planejamento como um padrão para sua estratégia digital;

· Consistência é a chave – mantenha a história e a mensagem de sua marca em todos os canais, de modo que os clientes atuais e os futuros possam conectar-se com sua companhia em um nível ainda mais próximo.

É importante construir laços da empresa com o cliente, ampliando sua participação. Procurar por formadores de opinião – dependendo do nicho de atuação da empresa, pode ser vantajoso, pois essas são pessoas capazes de causar influência e moldar conceitos de grandes grupos.

Medir e Avaliar

feedback

O passo final ao engajamento é criar um sistema de feedback contínuo, que auxilie a marca a chegar às metas definidas na fase de desenvolvimento da campanha. Para obter sucesso, você precisa avaliar – e alterar – continuamente sua estratégia digital, baseando-se na informação que conseguir reunir de suas campanhas e iniciativas digitais. Como “marqueteiros”, é essencial que possamos medir todos os indicadores.

Ao longo de toda campanha, você deve também utilizar suas ferramentas de medição das redes sociais, para ter ideias sobre a performance da campanha, variações dos níveis de sucesso da marca e apreender algumas palavras-chave que possam apontar para um potencial desejo de consumo pela mercadoria oferecida.

Como pudemos perceber, realizar uma campanha de marketing digital não é algo simples, mas sim, envolve uma série de expertises e olhares diferentes. Da união de todas essas variáveis, será pavimentado o caminho da interação com o consumidor e, em última análise, do sucesso de mercado de seu empreendimento.

 

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