Avanti, Marketing, Promocional

Concurso cultural: como aplicar em sua estratégia de marketing digital

Que tal incentivar a interação dos consumidores com a sua marca? Muitas empresas já adotaram o concurso cultural em suas ações promocionais para promover a marca e atrair a atenção dos fãs.

Nesse tipo de ação é importante seguir algumas dicas e regras para alcançar os resultados esperados. Neste post explicamos tudo que você precisa saber para adotá-lo em sua estratégia.

Aumente a interação com os seus seguidores nas redes sociais
Através do concurso cultural você pode promover engajamento em qualquer canal nas redes sociais que sua marca tenha presença. Como a interação deve ser sempre voluntária, sua ação não pode envolver três itens importantes: o fator sorte (no caso sorteio), o uso de propaganda e exigir a aquisição de bem ou serviço para participar.

Quem vê tantos concursos e sorteios circulando nas redes pode não saber, mas existem regras previstas em lei para realizar este tipo de ação. E para que seja caracterizado como concurso cultural, deverá ser proposto aos participantes um desafio como: escrever algo, tirar uma fotografia, criar uma história ou um desenho. Jamais a ação poderá remeter a produtos ou serviços da organizadora. Ou seja, não podem ter o objetivo de fazer propaganda.

Concurso cultural - Como fazerÉ bom estar atento à lei nº 5.768, de 1971, e à portaria nº 422, publicada pelo governo em julho de 2013. Ambas buscam organizar e regulamentar o que é permitido e o que não é na distribuição de prêmios. Isso é feito para que o consumidor não seja lesado ao participar de promoções fraudulentas. Sendo assim, todo e qualquer concurso que foge a essas regras é caracterizado como concurso comercial e pode ser feito, mas deve ser aprovado pela Caixa Econômica Federal ou pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

Dicas para fazer seu concurso cultural ser um sucesso
De modo geral, é preciso criar um regulamento informando inicio e término da ação, como participar,  detalhes sobre o prêmio (que não pode ser em dinheiro ou vale-compras), data da divulgação do  vencedor e como ele poderá fazer o resgate do prêmio.

É importante destacar que não é permitido obrigar o consumidor a interagir com marca nas redes sociais para validar sua participação. Segue algumas dicas.

Prêmios interessantes chamam atenção
Para que o concurso tenha um bom número de participantes, é importante escolher um prêmio que desperte o interesse, por exemplo uma viagem. É mais entusiasmante desejar conhecer um novo lugar ao invés de obter um bem material.

Conteúdo é rei
Dedique um tempo para a criação da pergunta envolvida no concurso. O mais legal é que o desafio proposto provoque a criatividade dos participantes.

Outro ponto importante é a divulgação do seu concurso. Compartilhar a ideia é essencial para que a ação gere um bom resultado. Quanto mais pessoas sabem do concurso, mais participantes se inscrevem e mais ideias interessantes podem surgir como resposta. Uma resposta vencedora original e fora de série é a comprovação de que o concurso cultural foi um sucesso!

Concursos culturais são excelentes para provocar a criatividade e gerar o engajamento do seu público. Gostou da ideia? Então, vamos Avanti?banner2-postblog-18

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!