E-commerce

Comportamento do consumidor: entenda os fatores que influenciam a compra em seu e-commerce

Você conhece seus clientes? Atualmente, para o profissional de marketing digital  ou o gestor de e-commerce atingir o público e converter os acessos em compras é preciso constantemente acompanhar o comportamento dos consumidores – já que as mudanças sociais, econômicas, tecnológicas estão acontecendo em grande velocidade. Além de rápidas as mudanças acontecem o tempo todo e por isso a estratégia que funcionou ontem talvez não traga os mesmos resultados se for realizada novamente amanhã. A cultura, a sociedade, os modismos não são permanentes e esses fatores dentre outros influenciam no comportamento de compra do seu target que, por consequência, vai refletir na receita do seu site.

Ao acompanhar e analisar o comportamento dos consumidores com frequência, você pode descobrir as ações que não estão tendo resultado e, principalmente, encontrar diversas oportunidades para novas estratégias e campanhas de vendas. Para tanto, é importante observar quais fatores podem influenciar o comportamento do consumidor e também suas variáveis, tornando-as uma ocasião palpável de atrair e fidelizar clientes. Entender o que os consumidores pensam, o que levam a certas atitudes e o que influencia suas decisões de compra é essencial  para que suas ações de marketing resultem em boas conversões.

Entenda como o comportamento do consumidor influencia as compras no seu e-commerce

  • Comportamento pessoal

Durante a vida, as pessoas tem opiniões e comportamentos diferentes conforme seus estágios de vivência. Vivemos ciclos diferentes ao longo da vida e cada período há uma necessidade de consumo. Entender em qual estágio seus consumidores estão, qual a idade que possuem, se são solteiros ou casados, se moram sozinhos ou com a família e outros fatores da vida pessoal dos clientes são grandes influenciadores (ou até determinadores) do consumo de certos produtos. Quando o gestor de e-commerce traça as estratégias e ações de marketing, precisa levar em consideração que as pessoas, mesmo que pertençam ao mesmo ambiente cultural e classe social, podem reagir de forma de forma diferente por questões pessoais.

  • Comportamento cultural

Existem muitas variáveis culturais e subculturas. Religão, gosto musical, ailmentação e tantas outras coisas formam a cultura de uma sociedade ou comunidade. Dependendo do que seu e-commerce vende e até mesmo a região geográfica que mais possui clientes algumas transformações culturais podem interferir para mais ou menos vendas. É importante conhecer seu público-alvo e, como ele está sempre em transformação, o profissional de marketing digital ou o gestor do player que entender as várias culturas da sociedade saberá como divulgar e converter seus produtos ou serviços.

  • Comportamento social

O ambiente e as comunidades que vivemos influenciam em diversos comportamentos, atingindo também os fatores que determinam a decisão de compra. É preciso avaliar o seu público-alvo, descobrir seus gostos e valores pois os grupos com que se relacionam interferem no seu comportamento. Grupos de amigos, família, meio profissional e muitos outros são referência para pessoas e pode até representar status. Dessa forma, as pessoas agem de acordo com o grupo para manterem-se parte do mesmo e comprarão produtos que expressam seus papéis e imagem na sociedade. A receita do seu e-commerce depende das compras dos consumidores e esta ação, por sua vez, depende das necessidades e expectativas de infinitas referências que os motivaram.

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