Social Media

Como utilizar o LinkedIn para gerar negócios

Você certamente tem um perfil no LinkedIn. Mas, se você que acha que essa rede social é utilizada por profissionais do mundo inteiro apenas para compartilhar seus currículos on-line e, assim, ter acesso a possibilidades de vaga de emprego, saiba que você está enganado.

Mais do que isso, este é um canal para networing, possibilitando o contato com diversas pessoas que buscam a troca de informações exclusivamente voltadas ao desenvolvimento de suas carreiras, seja através do compartilhamento de informações através de seus perfis, das páginas de empresas ou dos diversos grupos de nicho voltados aos negócios.

Diante a isso, a rede torna-se, então, um meio propício para também gerar negócios à sua empresa! Não sabe como? Confira a seguir:

Como utilizar o LinkedIn para alavancar as vendas da sua empresa

Crie uma página corporativa

Assim como o Facebook, o LikedIn permite a criação de páginas exclusivamente às empresas. Nels,a é possível inserir sua logomarca, descrições sobre o seu negócio, informações sobre os produtos ou serviços comercializados e até mesmo as vagas de emprego disponíveis. Por isso, seja minucioso na escolha das informações que lá serão disponibilizadas para angariar cada vez mais seguidores para a sua empresa.

Compartilhe conteúdo relevante ao seu target

Para conquistar estes seguidores e propiciar novos negócios à sua empresa, o que conta na rede é o compartilhamento de informações relevantes ao seu público-alvo. Desta forma, a rede se torna um canal muito eficiente para promover a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Utilize os grupos de nicho para alcançar novos clientes em potencial gerando autoridade para a sua marca

O LinkedIn possui grupos dos mais diversos nichos do mercado. O melhor disso é que eles estão repletos de profissionais com sede de aprendizado e troca de informações. Por isso, este canal é propício para distribuir o conteúdo desenvolvido por sua empresa para angariar potenciais clientes ao seu negócio. Para isso, contudo, não é possível utilizar o nome da empresa enquanto “página” na rede. A melhor forma para fazê-lo é utilizando os perfis dos seus profissionais das áreas de marketing e vendas, gerando autoridade para a sua marca através dos profissionais que estão à frente das negociações comerciais.

Não há o que temer! A linha de raciocínio é simples: são estes profissionais que farão contato com os potenciais clientes em nome da sua organização. Por isso, o que você deve assegurar é de que o perfil deles está adequado aos valores e à estratégia de sua empresa, informando claramente que eles fazem parte do seu negócio. Ao gerar esta autoridade, as negociações se tornam mais fáceis.

Além disso, é fundamental que eles não apenas repliquem o conteúdo de sua empresa, mas que interajam com as demais publicações se posicionando ainda mais como autoridade no assunto abordado. Desta forma, ele terá uma imagem cada vez mais fortalecida para propiciar novos negócios.

Reserve uma verba para o serviço de link patrocinados da rede

A rede social também dispõe de um serviço de links patrocinados: o LinkedIn Ads. Apesar de um valor mínimo estipulado para iniciar a estratégia de sua empresa (R$20) e de ter o CPC (Custo Por Clique – forma de pagamento pelos anúncios que consiste no pagamento exclusivo pelos links que receberam, como o próprio nome diz, cliques) mais elevado que os demais serviços, a estratégia tende a valer muito a pena para os negócios B2B (Business to Business).

Isso porque o serviço possui um alto poder de segmentação, permitindo encontrar perfis profissionais indicados como potencial cliente – inclusive por cargos específicos de quem de fato toma as decisões nos negócios, como sócios, diretores, gerentes, dentre outros. Desta forma, você se assegura de que o investimento realizado é de fato direcionado a quem pode dizer “sim” às negociações com a sua empresa.

O outbound marketing também é válido

Considere disponibilizar assinaturas premium para a sua equipe de marketing e vendas. Desta forma, eles poderão visualizar mais amplamente o perfil das pessoas que estão na rede para se conectar a elas. Desta forma, é possível estreitar relacionamentos, iniciar promissores contatos e até mesmo novos negócios. Para isso, instrua os profissionais a terem um perfil organizado, relevante e que eles sempre compartilhem todo o conteúdo gerado em sua estratégia de marketing, sejam os posts nos blogs, os materiais ricos como e-books, whitepapers, inforgráficos ou mesmo os cases de sucessos e materiais institucionais.

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