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Como utilizar as cores para tornar seu site e sua marca um sucesso

Todos sentem os efeitos que elas causam, mas talvez não saibam o que há por trás das cores. A verdade é que a escolha de uma cor não é um ato impensado. Cada cor representa uma sensação, uma simbologia particular no espectro dos sentidos e os profissionais de design sabem disso.

Sabem disso tão bem, na verdade, que se valem das cores na hora de construir um logotipo de uma marca, de escolher as cores para os detalhes de uma loja física e até mesmo detalhes estratégicos no site de uma empresa. A cor certa deve ser trabalhada de maneira consciente e persistente na construção da marca e desempenha papel fundamental no branding, o fortalecimento da percepção da marca no mercado.

Importância da cor na marca

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O primeiro passo na escolha da cor da sua marca é tentar entender de que maneira as pessoas interpretam as cores. Então, faça a seguinte pergunta: que emoção desejo transmitir a partir da minha marca?

No estudo das cores, já está mapeado um pequeno espectro com cores e emoções distintas que ajudam bastante na hora dessa escolha. Esse estudo vem sendo desenvolvido há muitas décadas. Confira algumas emoções elencadas com suas respectivas cores:

  • Amarelo – Caso você deseje comunicar a ideia de otimismo, essa é a cor a escolher. Ideal para empresas de tecnologia que precisam apostar no futuro;
  • Verde – A cor que transmite paz e lida com saúde é a escolha certeira para pet shops, mercados de comida integral e de vegetarianismo etc. A cor também responde bem a anúncios ecológicos;
  • Laranja – Baita fome! Essa cor é geralmente associada a lanchonetes, sua coloração denota fome. Também transmite alegria e confiança, por isso é utilizada por marcas que desejam estabelecer conexão com os mais jovens;
  • Azul – Essa é uma cor que comunica força e independência. Muito utilizada por bancos em geral e agências de seguros;
  • Vermelho – Aventura na área! O vermelho lida diretamente com o fator ousado da vida. Marcas que se associam a esportes, aventura, diversão, como empresas de games e mesmo aquelas que produzem alimentos voltados ao público infantil;
  • Roxo – Empresas que procuram inovar no seu mercado geralmente utilizam a cor roxo. São tidos como criativos. A cor pode se destacar se aplicada entre as outras mais comuns. Alguns sites quando querem lançar um novo conceito de comunicação apostam na cor roxa.

Primeiro contato com o cliente

abordando_cliente_560x373Você acabou de ver alguns exemplos padrões a partir dos quais as cores são trabalhadas. Uma vez escolhida a cor padrão, ela pode se aclimatar a outras que também denotem as intenções e motivações da sua empresa, da sua marca. É importante lembrar, no entanto, que a cor principal deve predominar sobre as outras. É um erro de iniciante distribuir diferentes cores de forma que haja muita informação e muito desencontro.

As cores são como o primeiro contato que o cliente tem com o conceito da sua marca. Não deixe de atentar para essa questão tão importante da criação de identidade visual.

Sua empresa dedica um cuidado especial ao uso das cores em seus produtos e site? Conte para a gente nos comentários! Vamos Avanti?

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