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Como o remarketing pode aumentar as suas vendas

Você já analisou as taxas de conversão do seu e-commerce hoje? Pesquisas apontam que, embora o e-commerce atraia milhões de clientes todo ano, as taxas de conversão ainda são bastante tímidas, em torno de 2%. Isso significa que existem muitas oportunidades para você recuperar clientes que já se mostraram interessados em seu produto, mas ainda não efetuaram a compra, e uma das formas de fazer isso é por meio do remarketing. Hoje vamos explicar o que é, como funciona e como utilizar o remarketing pode aumentar as suas vendas.

O que é e como funciona o remarketing?

O remarketing nada mais é do que um recurso para mostrar propagandas e anúncios dos seus produtos com maior frequência para quem visitou o seu site. Sendo assim, podemos dizer que o funcionamento do remarketing é muito simples: toda vez que alguém visitar o seu site, o computador do visitante será marcado com um cookie que passará a rastrear os demais sites visitados na sequência. Então, se esses sites fizerem parte da rede de displays do Google, anúncios personalizados do seu e-commerce serão exibidos para esse visitante. O remarketing também pode ser utilizado em redes sociais, tais como o Facebook e o Twitter, por exemplo.

Como o remarketing pode aumentar as suas vendas?

Segundo o site CMO.com, uma campanha de remarketing assertiva é capaz de gerar até 33% a mais de vendas para o seu e-commerce. Ou seja, sua taxa de conversão sobe para 35%!

Nesse contexto, é importante destacar que o objetivo do remarketing é aumentar a taxa de conversão, ou seja, aumentar as suas vendas. Para isso, o remarketing passa por quatro momentos diferentes. São eles:

Consciência. A pessoa começa a procurar sobre determinado assunto, mas sem uma intenção de compra.

Consideração. A pessoa tem certo conhecimento sobre o assunto e está considerando a possibilidade de efetuar uma compra.

  1. Como o próprio nome já diz, é o momento da compra em si.

Fidelização. Aqui é o pós-compra, com a intenção de nova conversão.

Sendo assim, com uma campanha de remarketing assertiva, é possível atingir pessoas em diferentes etapas do funil de vendas e guiá-las para a etapa seguinte.

Como fazer remarketing e aumentar suas vendas?

É preciso pensar em momentos distintos. Com aqueles visitantes que navegam por suas páginas e não realizam nenhum pedido, é importante trabalhar com o Google AdWords ou o Facebook Ads. Assim, será possível configurar campanhas de anúncios a serem exibidos pelo remarketing e o período de exibição.

Para aqueles que colocaram algum produto no carrinho e não concretizaram o pedido, é possível utilizar o retargeting através do e-mail marketing. Como? Envie uma mensagem imediatamente após o abandono e lembre o usuário de que ele tem produtos disponíveis no carrinho. Após dois dias, relembre-o da possível compra. E, após uma semana, faça um novo contato.

Essa frequência de e-mails, contudo, é só um exemplo. Ela deve ser configurada de acordo com o ciclo de vendas do seu e-commerce. Se ele for longo, por exemplo, envie os e-mails com maior intervalo entre um e outro.

Não há segredo para realizar o remarketing. Contudo, algumas dicas podem facilitar na hora de configurar sua campanha.

Dicas para montar uma campanha de remarketing

Audiência relevante. Foque em uma audiência que tenha interesse de ser impactada por uma campanha de remarketing.

Anúncios personalizados. Quanto mais próximo do objetivo do usuário, melhor. Por isso, crie anúncios específicos para cada público.

Landing pages. É preciso ter boas landing pages para realizar a conversão quando o remarketing levar o visitante para o seu site.

Métricas. Monitore suas métricas e analise os resultados dos seus esforços: tanto o Custo por clique como o Custo por aquisição.

  1. Cuidado com os excessos de exibição de anúncios para o mesmo visitante!

 

Este post foi útil para você? Quer aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce? Entre em contato conosco e saiba como podemos te auxiliar!

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