Marketing, Marketing Digital, Social Media

Como o Inbound Marketing pode expandir o seu negócio

A metodologia do Inbound Marketing está sendo cada vez mais aplicada pelas empresas. Isso ocorre porque, ao contrário do marketing tradicional, o inbound tem o objetivo de fornecer as informações necessárias ao cliente, permitindo que tome a decisão de compra. Apesar de ser uma forma mais demorada de atração de clientes, o Inbound Marketing permite expandir o negócio de maneira mais estruturada.

O conceito

Em palavras simples, Inbound Marketing é uma estratégia voltada para a concretização de negócios por meio da internet. Este é o método mais utilizado para levar o cliente em sua buyer’s journey, ou sua jornada de compra.

Dessa forma, podemos dizer que a estratégia tem o objetivo de atrair potenciais clientes, gerar uma necessidade ou um problema para esses consumidores, coletar informações sobre eles, criar um conteúdo relevante para ajudá-los em sua decisão de compra e fechar negócio.

O resultado para a empresa é uma possibilidade maior de fidelização do cliente e custos menores no investimento com marketing, já que o inbound custa aproximadamente 62% menos do que o Outbound Marketing (que se caracteriza pela prospecção ativa de clientes).

Aplicações

O Inbound Marketing é uma estratégia que pode ser aplicada em todo tipo de empresa, independentemente de ser e-commerce, varejo, trabalhar no mercado B2B (business to business, ou empresa para empresa) ou B2C (business to consumers, ou empresa para consumidores).

O que será modificado é o tipo de linguagem utilizado e as informações abordadas no conteúdo. Se for um e-commerce, por exemplo, o conteúdo deve abordar questões como explicação sobre os produtos, vantagens e benefícios, etc. Agora, se for uma empresa do mercado B2B, vale mais a pena abranger assuntos relativos à logística e ao funcionamento de softwares, entre outros.

Além do conteúdo, o Inbound Marketing também leva em consideração o lugar e o tempo. Ou seja, a ideia é entregar a informação correta para o público certo no momento adequado.

Assim, há quatro princípios que precisam ser trabalhados no Inbound Marketing.

Marketing de conteúdo

Para fazer uma boa estratégia de marketing de conteúdo, primeiramente é necessário conhecer o público-alvo da empresa e criar personas que representem esses potenciais clientes.

O objetivo é fornecer conteúdos que abranjam os mais diversos perfis e atendam às suas necessidades de conhecimento sobre a marca, o assunto, ou o produto ou serviço que a empresa oferece.

Ciclo de compra

Cada cliente passa por um ciclo de compras até optar por adquirir o produto ou serviço. Cabe à empresa entender esse processo e auxiliá-lo na tomada de decisão.

Seja na comunicação B2B, seja na B2C, a empresa deve estar disposta a sanar as dúvidas dos clientes sempre que necessário. Nesse caso, é preciso considerar o funil de vendas e a jornada de compra, compreendendo o tipo de conteúdo adequado para atender o cliente, independentemente da etapa do ciclo de compra em que ele esteja.

Personalização

O Inbound Marketing prevê que para a empresa melhorar sua presença digital deve personalizar o atendimento aos clientes, entendendo suas demandas. Isso deve ocorrer especialmente com os leads, potenciais clientes que já mostraram ter verdadeiro interesse em adquirir o produto ou serviço.

A interação com os clientes deve acontecer por meio dos mais diversos canais e a escolha destes dependerá muito do perfil do público-alvo. Algumas opções são: mídias sociais, blogs, site, etc.

Integração

Por fim, todo o processo e as etapas de Inbound Marketing devem ser integrados. Isso traz resultados melhores e permite que as ações sejam monitoradas e mensuradas, o que possibilita verificar se o resultado desejado está sendo atingido.

Oportunidades

O Inbound Marketing oferece muitas oportunidades às empresas. A primeira possibilidade é gerar mais leads, o que aumenta as chances de conversão de vendas. Em médio e longo prazo, a tendência é que a empresa torne-se mais reconhecida pelo público e fortaleça sua imagem perante os clientes.

Da mesma forma, o Inbound Marketing permite conhecer melhor o público-alvo, atendendo-o de maneira mais assertiva, o que acarretará um fluxo de visita com mais qualidade ao blog e ao site. Assim, também é possível criar uma lista de clientes interessantes, que podem trazer mais retorno ao negócio.

O resultado final, portanto, é uma marca mais forte, reconhecida e qualificada, com clientes que trarão mais retorno e uma possibilidade maior de lucro.

Dessa forma, o Inbound Marketing pode ser usado por qualquer empresa, que pode atrair mais clientes e lucrar ainda mais.

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