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Como inserir a rede social Vine em sua estratégia de marketing digital

É bem provável que você já tenha ouvido falar do Vine. O Vine é um aplicativo pertencente ao Twitter que permite que usuários produzam e compartilhem vídeos de até 6 segundos de duração. Mesmo sendo produzido pelo Twitter, o Vine é disponibilizado em formato de aplicativo e constitui uma rede social independente.

Quando foi lançado em janeiro de 2013, sua simplicidade e funcionalidade já mostravam que era um aplicativo que tinha tudo para se tornar a próxima tendência. Com três semanas de lançamento, os seus usuários já estavam enviando cerca de 100 mil vídeos por final de semana. O mais interessante é que marcas famosas como a Urban Outfitters, a Rolling Stone e a Adidas começaram a usar a rede como uma ferramenta de marketing digital, isso quando o Vine tinha apenas dois meses de idade.

A sua empresa também pode tirar muitas vantagens deste aplicativo! Saiba mais sobre o Vine e descubra como inseri-lo em sua estratégia de marketing digital.

Criando vídeos como parte de sua estratégia de vendas

Primeiro, é preciso pensar em sua audiência. Antes de produzir os vídeos, pense em duas perguntas principais: “o que sua marca gostaria que o internauta fizesse após assistir o conteúdo?” e “por que ele faria isso?”. Sua empresa precisa ter essas respostas para que o conteúdo seja criado com um propósito, seja a interação com o público, o compartilhamento, ou o aumento de tráfego para sua loja virtual.

Separamos oito dicas bem bacanas com ideias para criar conteúdo original e engajador no Vine, confira:

1. Faça vídeos “behind the scenes”

Provoque a sua audiência mostrando um novo produto ou serviço, ou os bastidores da sua empresa. Vídeos de “por trás das cenas” combinam muito com essa rede. Mostre também aos seus usuários alguns momentos da cultura do seu negócio, como comemorações e cerimônias que engajam os seus funcionários. Isso ajuda a criar simpatia com a marca e aquela impressão de “lugar que todo mundo gostaria de trabalhar”.

2. Faça promoções

Vídeos são excelentes maneiras de divulgar promoções de forma criativa, portanto, use o Vine para promover um cupom de desconto ou mostrar como utilizá-lo. Um case conhecido é o da americana Peanut Butter Co., que criou um vídeo para promover o link de um cupom de desconto, e o vine gerou 300.000 visualizações e 6000 downloads do cupom.

3. Tenha bom humor

Vídeos bem humorados também costumam viralizar nesta rede social. A aposta é tão certeira que a marca de refrigerante Fanta, por exemplo, criou uma campanha inteira baseada em vídeos engraçados para o aplicativo. Intitulada “Fanta for the Funny”, a campanha foi uma parceria com a College humor, e já contabiliza mais de 1 milhão de visualizações.

4. Ensine o seu consumidor!

Criar um vídeo tutorial, mais conhecido por DIY (do it yourself), de seis segundos é um formato muito interessante para essa rede. Pergunte a sua equipe de atendimento sobre as principais dúvidas dos seus clientes e mostre como utilizar um produto ou um serviço de sua empresa em vídeo.

5. Use time lapse

Visualmente falando, uma forma bem eficiente de entregar uma mensagem clara é utilizar o recurso time lapse porque nele é possivel inserir vários elementos em um pouco espaço de tempo. O Time-lapse é uma técnica de fotografia para o vídeo, onde várias imagens são capturadas com um intervalo de tempo fixo entre elas. Então, as fotos são tranformadas em frames (quadros) de um video e são organizadas em uma sequência, para que ao reproduzir o vídeo, passe a impressão de que o movimento está acelerado. Existem aplicativos para celular que fazem isso de maneira fácil, como o Lapse It e o Framelapse.

6. Faça teasers do conteúdo de outras mídias

Utilize o Vine para exibir prévias das suas postagens em outras redes sociais. Por exemplo, crie um vídeo para apresentar um novo eBook ou artigo em seu blog. Lembre-se de utilizar a mesma identidade visual entre os conteúdos.

7. Use Hashtags

Como já dissemos, o Vine é um serviço do Twitter, o que significa que ele permite a utilização de hashtags para classificar tópicos relevantes. Por isso, é interessante aproveitar os tópicos mais comentados para produzir conteúdo e fazer posts de oportunidade.

8. Finalmente, seja criativo

A rede permite vídeos de seis segundos, é preciso fazer esse tempo valer. Seguindo esta fórmula, o seu conteúdo tem muitas chances de tornar viral. Ah! E não se esqueça de incluir a sua logo para a identificação da marca.

Essas são apenas algumas dicas de como você pode utilizar o Vine para aumentar a presença da sua marca nas redes sociais. Com a estratégia certa, um canal no Vine é uma importante feramenta de marketing na sua estratégia, com informação compartilhada com rapidez e baixo custo.

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