Avanti

Como Inbound Marketing pode ajudar seu ecommerce?

Se você chegou até aqui provavelmente sabe que o Inbound Marketing funciona para aumentar a visibilidade do seu negócio, reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC), atrair e reter clientes em potencial, gerar conteúdo para educação do mercado e atração de tráfego orgânico, além de otimizar o processo de venda. Mas e quando se trata de um e-commerce? É possível aplicar a metodologia de Inbound Marketing?

A resposta é sim. Essa aplicação inclusive foi batizada de Inbound Commerce e neste post explicaremos como ela pode ajudar seu e-commerce. Vamos lá?

Como funciona o processo de Inbound Commerce?

Na realidade, o processo de Inbound Commerce é bem parecido com a metodologia tradicional de Inbound. Nesse sentido, os potenciais clientes também passam pelas quatro etapas do processo de compra: aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão.

É importante ressaltar que nas vendas online o conteúdo precisa converter 98% dos consumidores que se encontram nas fases de aprendizado e reconhecimento do problema. Mas como realizar essa conversão? Sabemos que o lead precisa fornecer informações de contato. Para que ele faça exatamente isso, é necessário criar gatilhos que o convençam a tomar essa ação.

Esses gatilhos são gerados através da automatização de ações e acompanhamento dos leads ao longo do funil de vendas.

Como Inbound Marketing pode ajudar seu e-commerce?

Crie landing pages

As landing pages são fundamentais para sua estratégia de Inbound Marketing. E, no caso de Inbound Commerce, você pode utilizá-las para convencer seu consumidor a converter através de uma superpromoção em que o preço só é mostrado após o fornecimento dos dados para contato, por exemplo. Ou então uma landing page com informações práticas de um determinado produto que só serão exibidas após informar os dados para contato.

Pratique descontos

Gerar uma oferta irresistível também é um ótimo gatilho para conversão, principalmente para aqueles usuários que estão prestes a sair do seu site. Ofereça um desconto de 10% e informe que para utilizar o desconto, é preciso preencher um formulário – os famosos dados para contato.

Por falar em formulários, os compostos por apenas dois passos são ótimos para conversão. Nele, você faz uma pergunta – se a pessoa deseja receber a informação X – e em seguida solicita o e-mail em troca do conteúdo.

Cuidado com o abandono do carrinho

Não veja o carrinho abandonado como um cliente perdido e sim como uma oportunidade de conversão. Trate-o como um lead tradicional que apenas voltou para o funil de vendas. Analise o motivo para seus visitantes estarem abandonando o carrinho: é um custo adicional, é o preço em comparação a outros locais? Verifique as possibilidades.

Além disso, sempre coloque certificados e selos de segurança, pois os consumidores precisam de tranquilidade na hora de fechar a compra e não se preocupar com riscos de preencher os dados do seu cartão de crédito, por exemplo.

Uma outra forma de recuperar carrinhos abandonados é através de campanhas de e-mail marketing que ofereçam algum benefício, como desconto ou frete grátis. Ajuste suas táticas de remarketing para não perder essas oportunidades!

Este post foi útil para você? Como você tem utilizado o Inbound na sua estratégia de e-commerce? Compartilhe sua experiência através dos comentários!

 

 

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!