E-commerce

Como ganhar importância perante as lojas físicas da empresa?

Você sabia que quando o e-commerce caminha bem, muitas vezes consegue ultrapassar até as vendas das lojas físicas? Isso é muito mais comum do que se possa imaginar. O que acontece é que, estando presente no mundo virtual, uma loja pode ampliar muito o seu público consumidor.

Não importa onde a pessoa mora, em que estado ou país, se ela gostar do seu produto pode fazer a compra com tranquilidade em sua própria casa e esperar o produto chegar. Esse tipo de comércio vem crescendo muito e pode ser muito mais promissor do que você pode imaginar.

shutterstock_21015655Mais consumidores de e-commerce

De acordo com uma pesquisa realizada pela IBM em 16 países, dentre eles o Brasil, o porcentual de consumidores do e-commerce passou de 14% em 2012 para 27% em 2013. Essa mesma pesquisa mostrou também que a porcentagem de consumidores que disseram ter feito a sua última compra na loja física caiu de 85% no ano de 2012 para 72% no ano de 2013.

Cases de vendas online

Um caso clássico de sucesso de vendas na internet que chegou a ultrapassar a porcentagem de vendas da loja física e fez com que o ramo do comércio fosse mudado completamente é o da NetShoes.

A loja de Márcio Kum­ruian e do seu primo começou em uma garagem e aos poucos se expandiu. Eles chegaram a ter oito lojas físicas, até que em 2002 decidiram apostar na venda online. Cinco anos depois as vendas do comércio eletrônico já ultrapassavam as vendas da loja física. Elas representavam nada mais nada menos do que 70% das vendas totais da empresa.

Com esse quadro de sucesso proporcionado pelo e-commerce eles optaram por baixar as portas e se dedicar apenas às vendas na internet. Atualmente a Netshoes é considerada o maior símbolo do crescimento no comércio eletrônico brasileiro. No primeiro ano eles faturaram R$ 240 mil e em 2012 R$ 1,2 bilhão.

Veja algumas dicas para fazer a loja online deslanchar

Mídias sociais

social_mediaInvista em propaganda da sua loja online nas mídias sociais. Twitter, Facebook, Sound Cloud, Slide Share, Youtube entre outras, podem ser a ferramenta de divulgação da sua empresa. Grande parte dos brasileiros fazem uso dessa rede diarimente e, se sua marca estiver por lá, será sempre lembrada.

Google Adwords

google_adwordsLinks patrocinados sem dúvida dão excelentes resultados. Porém, antes de publicar algo, é importante decidir para onde a pessoa que clicar será direcionada. Para um cadastro? Uma página com dicas? Para a loja?

Tenha um blog

blogUm blog otimizado pode ser uma ótima maneira de destacar uma marca na web. Além disso, faz com que o nome da empresa crie um vínculo com o leitor. Os textos precisam ser ligados ao que a empresa oferece e atrativos para o público;

E-mail marketing

email_marketingA taxa de conversão do email marketing pode chegar a até 20%. Envie promoções atrativas para os seus clientes;

Faça promoções

promocoesFrete grátis, “compre um e leve dois” ou uma porcentagem em desconto são técnicas que costumam atrair o consumidor;

Sites que comparam preços

comparacaoBuscapé, Jacotei, BondFaro dentre tantos outros, são muito visitados pelos clientes e podem ser um ótimo local para você divulgar a sua loja. Aproveite!

Claro que além dessas dicas que devem ser bem empregadas, é importante que você tenha um bom relacionamento com o cliente, vender bons produtos e entregar no prazo proposto na hora da compra. Esses itens são indispensáveis tanto na loja física quanto na virtual, afinal o cliente exige a mesma qualidade nas duas.

E você, quer turbinar seu e-commerce? Fizemos uma seleção de 10 dicas importantes que vão trazer resultados imediatos à sua loja virtual. Clique aqui e coloque em prática hoje mesmo.

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