Branding

Como fazer branding para sua empresa?

Branding é um dos aspectos mais importantes em qualquer negócio, seja ele pequeno ou de grande porte. Uma boa estratégia de branding coloca qualquer empresa a frente da concorrência, uma vez que uma estratégia executada de maneira correta significa que a marca conseguiu ajustar sua imagem para evocar as percepções certas em seu público-alvo.

Mas, afinal, o que é “branding” e como colocá-lo em prática?

O que é branding?

Branding é um conjunto de estratégias para construir a imagem de uma marca. Se trata de todo o processo envolvido desde a criação do nome e logotipo, até as imagens e os sentimentosevocados na mente dos consumidore sobre uma marca ou produto. Todo branding é feito com o objetivo de criar uma presença significativa e diferenciada no mercado, que atraia e fidelize determinado público. Ao contrário do que muita gente pensa, o termo não é sinônimo de marketing ou publicidade. Branding trabalha com aspectos mais subjetivos de uma marca, como a percepção e as emoções transmitidas, os valores que compartilha etc.

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Como aplicar o Branding no seu negócio

A marca de uma empresa não é exatamente o produto ou serviço que ela comercializa; nem seu logotipo, cartão de visita, jingle, ou o seu próprio nome. A marca é definida pela “personalidade” de um negócio – com todas as suas complexidades e características. É por isso que aplicar branding em qualquer empresa é quase como uma jornada de autodescoberta: deve ser minuciosa, consome tempo e dá um pouco de trabalho. Porém, o resultado é uma visão clara sobre a identidade da marca e o que ela acrescenta no cotidiano de seu público.

Para aplicar o branding na sua empresa, você precisa ter as respostas para essas perguntas:

  • Qual é a missão da sua empresa?
  • Que benefícios seus produtos e serviços oferecem ao público?
  • O que as pessoas já pensam sobre a sua empresa?
  • Que adjetivos você quer que seu público associe a sua empresa?
  • O que a sua empresa faz de melhor?
  • Qual é a sua história?

Pesquise, avalie, analise se o seu discurso como empresa se adequa ao que você está entregando ao público e à visão que ele tem de você. Não fique apenas com o que você “acha que eles pensam de você”. Entenda a fundo qual é a opinião do mercado em torno do seu produto ou serviço.

Comece de dentro para fora

Qualquer um dos seus esforços em branding deve começar com a sua equipe. É preciso pensar que branding também se trata da criação de uma comunidade, onde a cultura da empresa é passada organicamente, de boca-a-boca.

Comece com as pessoas mais próximas a você, seus fãs mais próximos e amigos. Consequentemente, estes também vão espalhar a visão da sua marca para conhecidos, e amigos de amigos. Ao construir uma mensagem apaixonante com as pessoas que mais conhecem e apreciam a sua empresa, esta mensagem vai se espalhar muito mais rápido.

A manutenção do branding

Uma vez que você definiu a personalidade da sua marca, com o passar do tempo surgirão itens a serem melhorados ou reestruturados para que a identidade seja mantida. Portanto, aqui vão algumas dicas úteis para que sua marca se espalhe e ressoe entre a sua audiência:

Tenha uma logomarca e crie padrões para seus materiais de marketing

A sua logo deve refletir a personalidade da marca e deve ser reproduzido em todo lugar que represente a sua empresa. Seja consistente também no uso de esquema de cores nos seus materiais gráficos, para que haja uma unidade visual.

Escreva a missão da sua empresa

Qual é a mensagem-chave que você quer passar para o seu público através da sua marca? É preciso que todos do seu time estejam aptos a responder a essa pergunta.

Crie um slogan

Escreva uma frase memorável, significativa e concisa que capte a essência da sua marca. Por exemplo, se dissermos para você “Abra a felicidade”, temos certeza que você vai se lembrar da Coca-cola. É de algo assim que você precisa!

Integre sua estratégia de branding a todos os níveis da sua empresa

O branding se extende a todos os aspectos da sua empresa, desde como seus funcionários se portam, se vestem, atendem o telefone, assinam um e-mail etc. O branding também traduz a cultura que você administra nos bastidores do seu negócio.

Seja honesto com o seu público

Seu público só vai acreditar na personalidade que você criou em torno da sua marca se ela entregar a mensagem que você promete. Não adianta nada criar uma marca de imagem jovem e energética se o seu negócio não cria soluções inovadoras, que condizem com a imagem que quer passar.

Aplicar branding na sua empresa pode ser algo complexo e trabalhoso. Converse com um de nossos especialistas e estaremos prontos para lhe ajudar a construir a sua melhor imagem para aaudiência!

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