E-commerce

Como escolher uma plataforma de e-commerce para sua loja virtual

A escolha de uma plataforma de e-commerce é uma das tarefas mais importantes para o sucesso de um projeto de loja virtual. Essa decisão ajuda a definir o nível de aceitação do seu negócio, tanto para quem irá criar e atualizar a loja quanto para os clientes que irão realizar compras.

Uma plataforma ideal vai além de layouts bonitos e de fácil configuração, pois eventuais insatisfações podem gerar a troca de plataforma, o que também é capaz de acarretar gastos extras. Mas, afinal, quais são os pontos principais a serem analisados durante a escolha de uma plataforma de e-commerce? Veja a seguir mais detalhes sobre o assunto.

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Aprenda a escolher uma plataforma de e-commerce para sua loja virtual

Para facilitar a decisão de escolha, alguns pontos básicos devem ser analisados antes de definir a plataforma.

1 – Análise da interface de administração (back-end)

Cadastro de produtos: Verifique a facilidade de cadastro e organização dos produtos para que essa tarefa seja ágil e coerente. O painel de administração deve possuir características que garantam destaque aos produtos, com a possibilidade de adição de cores, fotos, possíveis manuais anexos, vídeos demonstrativos e outros recursos. Além disso, deve viabilizar a organização dos produtos por meio de categorias e tags.

Modificação do layout: A plataforma deve ser capaz de fornecer ao administrador a flexibilidade de alteração do layout da loja, seja por meio de código-fonte ou pelo próprio painel do administrador.

Integração com meios de pagamento: A plataforma deve ser capaz de fornecer os meios de pagamento on-line ou a maioria dos que são utilizados atualmente (PayPal, PagSeguro, Mercado Pago, Bcash, Moip, entre outros).

2 – Análise da loja virtual (front-end)

Facilidades: A loja virtual precisa ser de fácil uso para o cliente, e este não deve encontrar dificuldade para navegar pelas páginas.

Busca: O site deve conter uma barra de busca visível em todas as páginas, na qual o cliente poderá encontrar os produtos disponíveis por meio de palavras-chave.

Finalizando a compra: O processo de fechamento da compra deve ser descomplicado, pois este é um dos grandes motivos de abandono do carrinho de compras, resultando ainda na eventual perda do cliente. O comprador também deve se sentir seguro para informar seus dados de pagamento no site.

Adaptação do site: A plataforma deve fornecer à loja virtual a flexibilidade de atuar em diversas resoluções, bem como em aparelhos celulares e tablets. Como se sabe, o número de compras realizadas por meio de tablets e celulares tem crescido a cada dia, e investir em uma plataforma que garanta a exibição do site nesses meios pode ser uma ótima oportunidade de ampliar as vendas.

Outros fatores a serem analisados

Disponibilidade: Como se sabe, não existe software 100% completo, porém a plataforma precisa estar a maior parte do tempo on-line e, quando ficar fora do ar por algum problema, seus clientes devem ser informados sobre os motivos e a previsão de retorno.

Performance: A plataforma deve garantir uma boa performance às lojas virtuais, pois a lentidão pode ser um dos fatores de afastamento dos clientes. Sendo assim, esse tópico precisa ser analisado de maneira criteriosa.

A escolha da plataforma ideal pode gerar dúvidas, especialmente para quem está iniciando uma carreira no comércio eletrônico. Os tópicos aqui citados são os principais em relação aos requisitos mínimos para acertar na escolha da plataforma correta, facilitando também a identificação do custo–benefício de cada opção.

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