Marketing Digital

Como escolher os blogs certos para a sua estratégia de marketing

De acordo com o estudo “Brazil Digital Future in Focus 2014″, feito pela ComScore, o Brasil é o segundo país em audiência de blogs, atrás apenas do Japão. Se pensarmos que os brasileiros passam, em média, 29,7 horas por mês navegando na web, o que nos torna a maior audiência da América Latina, os blogs devem ser vistos como excelentes meios para as estratégias de Marketing.

Diferente dos sites corporativos, que precisam ter uma posição mais neutra, os blogs convidam para o diálogo, permitem descontração e leveza. Os blogueiros têm uma postura mais pessoal, o que faz com que o público se identifique. Outro ponto importante da blogosfera é a segmentação, tornando a audiência mais qualificada.

Dito isso, o desafio para as empresas é: de que forma utilizar blogs na estratégia de marketing? Como escolher num leque de opções que não para de crescer? Veja, a seguir, três importantes aspectos que devem ser considerados na hora de escolher blogs para firmar parcerias para sua estratégias de marketing:

Estratégia de marketing: os 3 aspectos fundamentais

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1. Quem é o blogueiro?

A web abriu caminho para que qualquer pessoa publique suas ideias, mas a lógica da credibilidade, por sorte, persiste. Por isso, é importante analisar como o público vê a pessoa que assina o conteúdo do blog. Afinal, a reputação da empresa – mesmo que ela seja somente uma anunciante – estará atrelada a esta pessoa.

Repare no grau de credibilidade do conteúdo publicado, no formato, se é inovador se é autoral; procure pesquisar o que outras fontes estão falando sobre o blogueiro, se ele é ético, por exemplo. Lembre-se: a audiência, por si só, não define reputação.

2. Os assuntos têm a ver com o seu negócio?

Outro ponto muito importante é ver de que forma os assuntos tratados no blog estão relacionados com o seu negócio. Não é necessário tratar dos mesmos serviços e produtos, porém é necessário que o conteúdo remeta ao posicionamento da sua marca.

Por exemplo, se sua empresa é uma fornecedora de tecnologia para gestão empresarial, é perfeitamente viável que quela patrocine ou forneça conteúdo para um blog que trate de controladoria e tributos, afinal, as pessoas que acessam este blog estão interessadas neste assunto e também utilizam sistemas para suas atividades diárias – é bom que elas vejam sua marca atrelada a este conteúdo direcionado.

3. Qual a audiência do blog?

Sim, é preciso ver até onde vai o alcance do blog. Se os outros dois tópicos anteriores forem positivos e a audiência for grande e bem qualificada, está perfeito. Nenhuma marca quer investir em veículos de comunicação que não cheguem até seu público-alvo. Existem ferramentas gratuitas, como o alexa.com da Amazon, que ao inserir a URL do blog é possível ver sua audiência.

E você, como faz para escolher os blogs para a sua estratégia de marketing? Vamos Avanti?

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