Marketing, Marketing Digital, Social Media

Como encontrar meu público na internet?

Ninguém conhece o seu público melhor do que você. Ou, pelo menos, assim deveria ser: você deveria conhecer o perfil, o comportamento, a faixa etária, o poder de compra, dentre outras informações que são fundamentais para que você possa atingir a audiência certa e conquistar resultados positivos, principalmente na era da internet.

Na internet, você não precisa impactar o máximo de pessoas possível, e sim saber quem é o seu público no ambiente digital e encontrar as pessoas certas. Isso porque sites que concentram seus esforços em personas definidas têm um aumento de tráfego de até 201% e 97% de aumento em geração de leads, segundo a MarketingSherpa. Sendo assim, no post de hoje, vamos elencar 5 maneiras de você encontrar seu público na internet. Vamos lá?

1. Cadastre seus clientes

É fundamental que você mantenha um cadastro dos seus clientes para nutrição de leads e para captação de leads. Nesse cadastro, você deve solicitar informações, como: nome, e-mail, produto adquirido, se tem alguma observação sobre o produto ou atendimento, etc. Além disso, lembre-se que nem sempre o público das lojas físicas é o público do meio digital. Portanto, também vale pedir no cadastro data de aniversário, valor da compra, hobby e outras informações que você acredite que irão te auxiliar a conhecer melhor o perfil do seu comprador e a encontrá-lo na internet.

2. Pesquise seus concorrentes

Também é interessante que você veja o que está acontecendo na internet com seus concorrentes, analise-os e veja com quem eles estão falando. Vale destacar que da mesma forma que o seu público, nem sempre os seus concorrentes de loja física são os concorrentes digitais. Aqui é a hora de descobrir.

Para analisar seus concorrentes, verifique qual abordagem eles utilizam nos sites e redes sociais, qual a linguagem, o tipo de público, o tipo de conteúdo e quais as estratégias utilizadas.

3. Analise as buscas orgânicas e pagas

Aproveite a “mágica” do Google. Utilize-o para pesquisar coisas relacionadas ao seu produto, serviço e negócio. Entre no buscador e pense quais os tipos de busca seus potenciais clientes fazem e como você pode oferecer ofertas para essas buscas. Pense nas palavras-chave que seu público utilizaria para procurar os produtos oferecidos por você e as teste.

4. Pesquise nas mídias sociais

As redes sociais são ótimas plataformas para analisar o comportamento do seu público-alvo, além de conseguir encontrá-lo com maior facilidade. Afinal, elas são o meio mais utilizado para se comunicar com os consumidores e potenciais clientes atualmente.

Contudo, isso não quer dizer que você precisa estar presente em todas as redes sociais, e sim monitorá-las a fim de perceber qual das redes sociais é a mais utilizada tanto pelo seu público quanto pelos seus concorrentes, identificando assim novas oportunidades.

5. Utilize o Google Analytics

Por fim, é essencial que você analise se todas as percepções que você teve estão efetivamente corretas. Assim, é necessário analisar dados concretos para identificar qual realmente é o cenário da sua empresa diante dos potenciais clientes, do mercado e dos usuários. Através de um serviço de web analytics, como o Google Analytics, é possível realizar essas análises e até mesmo elaborar relatórios sobre o comportamento do seu público na internet.

Este post foi útil para você? Ainda ficou com alguma dúvida de como encontrar seu público na internet? Entre em contato conosco!

 

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