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Como criar Personas assertivas

Apesar de não existir uma fórmula mágica, quando se trata de Inbound Marketing, uma coisa é certa: você precisa definir muito bem a sua persona para aumentar as chances de sucesso. De nada adiantam estratégias muito bem desenhas e esforços em ações de marketing se você não conhece as dores e necessidades da sua persona.

Se você nunca ouviu falar neste termo ou ainda não sabe como criar essa tal persona, não se preocupe! No post de hoje vamos ensiná-lo a criar personas assertivas. Continue lendo o post e descubra como!

O que são personas?

Uma persona é o cliente ideal da sua marca. Elas são uma representação semifictícia desse cliente ideal e tem o objetivo de ajudar seu time de marketing, vendas e toda a empresa a compreender mais profundamente o público-alvo.

Contudo, é importante mencionar que persona e público-alvo são conceitos bem diferentes. O público-alvo pode englobar mais de uma persona, pois é algo mais generalizado. A persona se concentra nas dores e necessidades do seu cliente ideal, segmentando esse público-alvo.

Como criar personas assertivas?

A seguir, elencamos 3 dicas fundamentais para criar personas assertivas. São elas:

1. Não tente adivinhar!

Não adianta ficar na base do “achismo” quando se trata de descobrir quem são as suas personas. É preciso pesquisa, ou seja, realmente levantar dados reais sobre seus clientes ou potenciais clientes. Para isso, entrevistas são ótimas!

2. Faça definição de perfis

Que tal observar sua lista de clientes e procurar padrões e características em comum? Isso te ajudará a traçar o perfil das suas personas e agrupar o máximo de informações a respeito dos seus clientes.

3. Faça perguntas importantes

Mas que perguntas seriam essas? Basicamente, você deve saber quem é o seu cliente, qual o cargo em que ele atua, que problemas ele enfrenta no dia a dia e que tipo de assunto o interessa. Essas informações o nortearão no momento de definir o perfil de comportamento, as dores e as necessidades da sua persona.

Passo a passo para criar personas assertivas

Agora que você entende o conceito de persona e já sabe quais são as dicas fundamentais, vamos ao passo a passo para criar personas assertivas:

1. Entenda e separe os tipos de clientes que você tem

Isso o ajudará a entender se você tem uma ou mais personas. Você pode realizar essa separação com base nos clientes que você já possui. Utilize o cadastro de clientes para fazer essa segmentação. Além disso, você pode complementar a pesquisa com entrevistas ou análise de dados nas mídias socais.

2. Prepare sua entrevista e analise os dados nas mídias sociais

Separe as perguntas que você gostaria de fazer ao seu cliente ideal. Selecione o máximo de perguntas que conseguir. Você também deve analisar os dados das mídias sociais, pois os rastros digitais são muito importantes para entender o comportamento da sua persona.

Entre as perguntas, procure incluir as informações básicas para traçar o perfil semifictício, como cargo, idade, escolaridade e dados demográficos, e então siga para as perguntas mais específicas relacionadas ao seu negócio, a como eles pesquisam na internet, quais suas dores e necessidades, como é o seu cotidiano, o que ele espera da sua solução, etc.

Depois disso, complemente sua pesquisa visitando os perfis das mídias sociais e entendendo como ele se relaciona com marcas, outras pessoas e quais são seus hobbies e aspirações.

3. Agrupe as informações, encontre tendências e crie as personas

Após as pesquisas e entrevistas, é hora de encontrar as tendências e padrões semelhantes de informações. Isso o auxiliará a traçar os perfis de clientes existentes. Em seguida, você transformará cada grupo encontrado em uma persona, traçando o perfil semifictício. Para isso, você dará um nome, idade, hobby, quais as aspirações, cargo dentro da empresa, idade, etc. Tudo com base nas informações coletadas. Conte a história dessa persona. Quanto mais detalhada sua história, mais fácil será visualizar o cliente.

Este post foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários!

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