Marketing, Marketing Digital

Como alinhar seu time de marketing e o de vendas de maneira simples

Alinhar os times de marketing e vendas pode parecer complicado, mas a verdade é que com algumas ações, esse alinhamento pode se tornar muito simples. Basta que todos compreendam a estratégia, saibam quais são as suas responsabilidades e falem a mesma língua. Simples, não é mesmo? Mas é claro que não vamos parar por aqui: a seguir, explicaremos mais a fundo como alinhar seu time de marketing e de vendas de maneira simples.

Por que alinhar o seu time de marketing e vendas?

Ambos os departamentos possuem papéis fundamentais dentro da empresa, pois impactam diretamente os resultados financeiros. Atualmente, não se deve nem pensar no conceito de “departamento”, pois isso implica em uma separação e, na verdade, o melhor a ser feito é somar os esforços e pensar em conjunto, pois ambos os setores se complementam para a compreensão do comportamento do consumidor, e até mesmo para o aumento das vendas e dos lucros.

Como alinhar seu time de marketing e o de vendas de maneira simples

A seguir, iremos elencar 5 ações que auxiliam – e muito – o alinhamento dos times de maneira simples. Vamos lá?

Linguagem

A capacidade de uma comunicação clara é fundamental para que a cooperação entre os times funcione. Não adianta o time de vendas fazer um report objetivo e o de marketing, um report subjetivo, por exemplo. É preciso criar uma padronização de linguagem, compartilhamento de conceitos, troca de feedbacks e também a compreensão de qual é a responsabilidade de cada um. Reuniões periódicas auxiliam nesse processo, até que o alinhamento seja completo.

Sincronia entre as equipes

De nada adianta o marketing elaborar uma supercampanha e o time de vendas não ficar sabendo. É preciso haver sincronia entre as equipes para que o resultado seja muito melhor, e o mesmo vale para as promoções que os times de vendas fazem. Afinal, de que adianta uma promoção se o cliente não está sabendo? Como você pode ver, um time complementa o outro, e trabalhar em conjunto é a melhor maneira de engajar e conquistar os clientes com otimização de tempo e aumento de resultados positivos.

Importância do alinhamento

O alinhamento e a transparência são fundamentais para que a estratégia de marketing e vendas flua, aumentando o faturamento. Para isso, é importante que haja reuniões periódicas e troca de conhecimentos e feedbacks. Às vezes, o time de vendas possui informações valiosíssimas sobre as objeções dos clientes e o time de marketing pode ter conhecimentos sobre o comportamento do consumidor, auxiliando na abordagem consultiva. A necessidade dessas reuniões irá depender de como está fluindo o alinhamento entre as equipes, mas reuniões feitas uma vez por mês ou a cada quinzena, já possibilitam que se tire o máximo proveito de ambos os times.

Responsabilidade de cada time

Para o alinhamento funcionar, é preciso que o time de vendas entenda as responsabilidades do time de marketing e vice-versa, assim não há trabalho redobrado, mas uma otimização de tempo e recursos. Deve haver compartilhamento de dados para que a equipe de marketing trabalhe para gerar leads, e o time de vendas utilize esses leads para fazer seus contatos e a venda concreta.

Por isso, as informações devem transitar entre os times através de um canal único. Assim, o time de vendas não precisa perder tempo com leads que ainda não estão prontos para a compra, pois sabem que isso é de responsabilidade do marketing, enquanto o time de marketing deve passar os leads quentes para o time de vendas e preocupar-se com aqueles que ainda estão no topo e meio de funil.

Mensuração e relatórios

Toda empresa quer saber sobre vendas e faturamento, não é mesmo? E a melhor maneira de fazer isso acontecer é tendo ações eficientes de vendas e marketing, ou seja, um alinhamento entre os times. Por isso, ambos devem mensurar suas métricas e compartilhar os dados para elaborar um relatório em conjunto e observar se a estratégia está funcionando e se, de fato, ocorreu aumento de vendas e receita através dos leads gerados e vendas concluídas.

Este post foi útil para você? Ainda ficou com alguma dúvida sobre como realizar o alinhamento entre marketing e vendas? Entre em contato conosco!

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