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Como a Inteligência Artificial pode ajudar sua empresa a alcançar o consumidor ideal

É intrínseco ao ser humano ser curioso, criativo, desbravador. A criação de uma “mente” fora do seu corpo, por exemplo, se deu não somente para otimizar processos, resolver problemas de forma mais simples e ágil, mas também com objetivo de desvendar os mistérios da própria inteligência humana.

Vai dizer que os filmes de ficção científica não nos fascina? Nos provoca admiração e medo: será que as máquinas poderão um dia pensar como nós? Dominar-mos? Teorias da conspiração à parte, precisamos focar no que realmente essa inteligência pode fazer por nós, nos objetivos principais pelo qual ela foi criada: nos ajudar.

E ela tem ajudado muito: seja na área da saúde, nas engenharias, nos estudos arqueológicos, até mesmo no marketing digital.

Então se você pensa que as redes sociais estão te “vigiando”, podemos dizer que sim, elas realmente estão observando seu comportamento, mas isso não significa, necessariamente, algo ruim. Pelo contrário. Vamos falar um pouco melhor sobre isso em alguns parágrafos. Aguarde aí.

O que é Inteligência Artificial?

O termo Inteligência Artificial foi criado em 1956, por John McCarthy, um cientista estadunidense. Ele significa “fazer a máquina comportar-se de tal forma que seja chamada inteligente caso fosse este o comportamento de um ser humano”.

Desde desse período até hoje, cientistas do mundo inteiro tentam aperfeiçoar o que chamamos de machine learning e linguagem natural. O primeiro termo é realmente a tradução ao pé da letra: o aprendizado da máquina. Por meio de estudos de vários algoritmos, cientistas testam, experimentam e desenvolvem melhorias com base na experiência que a máquina adquiriu ao longo de suas interações.

A linguagem natural, por sua vez, é a capacidade da máquina ler, entender, reproduzir as línguas que os seres humanos falam. Você já deve ter conversado com o Google ou a Siri em algum momento, né?

Bom, chega de teorias, vamos falar da prática.

A Inteligência artificial e as estratégias de marketing

Imagine o mundo como ele é, cercado de pessoas diferentes, com diferentes hábitos e necessidades. O mundo virtual é exatamente assim. Imagine que você é dono de uma empresa de sapatos, ou de peças de automóveis, ou de desenvolvimento de softwares, não importa.

O que é realmente relevante é que o seu consumidor está navegando por aí e ele precisa saber que você tem exatamente o que ele precisa.

Essa não é uma tarefa fácil, sabemos. O mundo virtual é democrático e a concorrência é enorme. Mas é exatamente por isso que sua empresa deve investir em estratégias de marketing. Com a ajuda da Inteligência Artificial, elas estão cada vez mais direcionadas.

Através delas podemos:

  • Antecipar e mapear o comportamento do consumidor

Agora seu consumidor não é mais alguém navegando pelo espaço virtual. Ele tem nome, idade, endereço, costumes, preferências. Ele quer ser notado, quer ter uma boa experiência de consumo, de navegabilidade. Ele é exigente, tem pouca paciência e muita pressa. Ele sabe exatamente o que ele quer e, se ainda não sabe, você pode fazer com que ele tome a decisão final.

  • Promover conteúdo customizado

A gente tem facilidade em se fidelizar com uma marca que nos percebe e interage conosco. Não pense que seu consumidor é diferente de você. Ele quer um conteúdo bacana, que acrescente algo, que seja feito sob medida. Não é legal quando você entra no Netflix ou no Youtube e vê aquela lista “recomendados para você”? É o trabalho de uma máquina que identificou seu padrão de comportamento e preferência e selecionou o que mais lhe agrada que está por detrás disso.

  • Direcionar o consumidor até sua empresa

O Google possui um algoritmo que se chama RankBrain. A estratégia é baseada em Inteligência Artificial para determinar as intenções de busca das pessoas.Se você entende que seu cliente busca por tal produto, em determinado horário, em determinada ferramenta, você já sabe onde deve se posicionar, certo?

  • Saber onde, quanto, como e no que investir

Com a Inteligência Artificial, você também consegue saber o ciclo de vida de determinado produto, o histórico de vendas, qual época do ano ele é mais procurado, etc. Assim, fica bem mais fácil otimizar a produção e direcionar sua estratégia de venda.

As máquinas trabalham muito com números, dados, informações, gráficos. Nós também. Por isso, para finalizar, eis alguns dados importantes para qual você deve se atentar:

  • 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais.
  • 74,9% das empresas fazem análise dos resultados obtidos nas Redes Sociais. Já 25,1% não fazem.
  • Mais de 70% das empresas acompanham as métricas que dizem respeito a alcance e engajamento em redes sociais.
  • A estratégia de SEO é adotada por 69,3% das empresas.
  • Cerca de 52,4% dos e-commerces investem no pós-compra.
  • O Marketing de Conteúdo gera 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas que o adotam.
  • 84,7% dos participantes apontam que o principal canal usado para encontrar conteúdos e informações é a busca orgânica do Google.
Bom, agora que você já sabe a importância de se posicionar online e como tem sido muito mais fácil otimizar processos por meio das constantes inovações em Inteligência Artificial, está na hora de agir. O mundo não para e o mundo virtual, certamente, gira bem mais que 365 vezes ao ano.
Atualmente já existem no mercado diversas ferramentas que se utilizam de Inteligência Artificial para fazer a ponte entre você e seu cliente. Um exemplo é o SmartSales que faz recomendações inteligentes de produtos em e-commerces baseados em consumer behaviour (comportamento do consumidor). Vale a pena conhecer (:

 

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