Marketing Digital, Social Media

Campanhas e social media: vamos nos preparar para o Natal?

O Natal é uma das datas comemorativas que melhor movimenta o comércio, seja ele online ou offline, principalmente no que diz respeito ao volume de procura pelos mais diversos produtos. Os motivos são variados, mas os dois principais argumentos para esse aumento nas vendas é a tendência dos consumidores em presentear entes queridos e a si mesmos, além do aumento da entrada de dinheiro, oriundo do décimo terceiro salário e de férias. Dessa forma, é importante entender que as pessoas comprarão em algum lugar. Porém, o que fazer para que esse lugar seja o seu e-commerce? Conheça algumas ações que trarão resultados no marketing de comércio eletrônico e faça do Natal uma data especial para vendas.

Campanhas pagas

Google Adwords e links patrocinados

Anúncios no Google Adwords que contenham a palavra Natal convertem mais por causa da segmentação. Além do público se identificar com o produto, pois o Google sempre relaciona o assunto da página ao do anúncio, também se identificará com a palavra Natal, por estar envolvido com a data. Além do Adwords, é importante trabalhar em outras plataformas como Uol e Yahoo.

Facebook Ads

O Facebook Ads reúne duas premissas importantes. Uma é a popularidade da rede sociail e a outra é a tendência das pessoas clicarem em anúncios com frases de impacto ou efeito. É uma ótima oportunidade de colher os frutos no Ads.

Campanhas orgânicas

Planejamento é a chave

Vamos lá! Você tem uma loja virtual que já converte razoavelmente, mas está querendo implementar algumas ações para aumentar o potencial durantes as campanhas de Natal. Nesse caso, é preciso planejar cada passo, desde entender quais produtos estarão em alta, qual a faixa etária, sexo e gostos dos consumidores. Assim, poderá escolher as ferramentas adequadas.

Comunique-se, identifique-se

A comunicação visual e a comunicação emotiva deve ser o foco nas campanhas de Natal. Criar um website ou uma landing page de direcionamento de tráfego é fundamental. Ao utilizar campanhas orgânicas, que podem ser através de redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo e campanhas pagas, no Google Adwors, Facebook Ads ou outros links patrocinados, é preciso que o público seja direcionado para algo mais interessante do que um banner ou uma imagem com link. É fundamental que o público envolvido com o clima natalino encontre nessa página um ambiente apropriado e perceba que foi ao lugar certo. A criação de um vídeo com animação é simples e eficiente, desde que compacto e com a comunicação adequada.

Fan page especial e outras redes sociais

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo e a criação de uma fan page direcionada poderá alavancar os resultados do comércio eletrônico. A interação deve ser um dos focos da página de fãs. Inclua a possibilidade dos seguidores deixarem mensagens natalinas para amigos e para pessoas do circulo. Promoções que premiam os acessos ou as frases de maior efeito podem ser pensadas.

O Twitter é uma rede social que também pode aproximar os clientes e ajudar nas conversões. A criatividade na criação de uma hashtag é fundamental, chama a atenção das pessoas e poderá virar hit.

SEO

É uma estratégia fundamental e aparece em todos as ferramentas, tanto as campanhas pagas como nas campanhas orgânicas. Por isso é preciso otimizar as palavras chaves e não se limitar a palavra Natal. Várias expresssões natalinas podem ajudar na conversão, especialmente aquelas relacionadas a presente e renovação. Para compreender melhor as palavras-chave que trarão resultados à sua campanha de SEO, basta fazer uma pesquisa no planejador de palavras-chave, Keyword Planner, no Google Adwords. Mesmo em campanhas no Facebook ou em outras redes, é possível utilizar as palavras melhores rankeadas no Adwords, pois elas seguem uma tendência das buscas e dos cliques.

Uma campanha deve ser pensada de forma linear, passando pelo início, desenvolvimento e conclusão. Independente de utilizar ferramentas pagas ou gratuitas, é preciso segmentar, vender e maximizar o ROI. Planeje cada passo da campanha do e-commerce e realize atividades de otimização que as vendas acontecerão naturalmente.

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