Avanti, Marketing Digital

Call to action: o que é e por que é importante?

Existe um elemento que é fundamental para sua estratégia de Inbound Marketing e se chama CTA, acrônimo para call to action. A call to action, ou chamada para ação, trata-se basicamente de links que são colocados em uma landing page ou uma outra página qualquer – como um blog post ou infográfico – com o objetivo de levar o usuário a realizar ações. Essas ações podem ser, por exemplo, continuar a navegação pelo site, realizar uma compra ou preencher um formulário de inscrição.

Classificação das chamadas para ação

A call to action pode ser classificada de duas maneiras:

  1. Primária: é aquela que apela para a funcionalidade da página. Ou seja, se é uma página de compra, a CTA será um botão de “adicionar ao carrinho”.
  2. Secundária: localizadas na mesma página da CTA primária, a CTA secundária convida o leitor a uma ação complementar à primária. Se a CTA primária leva o leitor a comprar uma peça de roupa, uma calça, por exemplo, a secundária oferece produtos relacionados à calça.

Porque a call to action é importante?

Em linhas gerais, ela é importante porque facilita a navegação do usuário, tornando tudo mais fácil e claro. Além disso, elas são fundamentais para a estratégia de Inbound Marketing, pois ajudam no processo de “convencimento” do usuário a fazer o que sua marca deseja, se essa for a vontade dele, é claro.

A call to action pode chamar o usuário para uma compra, para preencher um formulário, para se inscrever em uma newsletter… Aí que está a beleza dela: as possibilidades são inúmeras e se adaptam à necessidade da sua estratégia. Contudo, é preciso saber montar uma CTA assertiva, que é o que veremos na sequência. Acompanhe!

Como Montar uma CTA

Agora que você compreendeu o conceito e a importância da CTA, é fundamental compreender como montar uma CTA matadora. Para isso, preste atenção nas seguintes questões:

  1. O que os seus usuários desejam. Aqui, você precisa pensar quais são seus tipos de visitantes, como eles chegaram até seu site e o que eles procuram. Com isso, você conseguirá criar conteúdos assertivos e específicos e oferecer através da CTA exatamente o que o seu visitante precisa. Esqueça aqui as CTAs genéricas, como “clique aqui”, pois esse tipo de texto âncora não funciona mais. Agora é a hora de personalizar, e cada página deve ter seu próprio tipo de botão. Uma boa dica é escrever textos curtos, autoexplicativos e precisos para seus botões.
  2. Pense na psicologia das cores. A cor também é algo fundamental na hora de montar sua CTA. Assim como no design, é interessante prestar atenção em qual cor se adaptará melhor à finalidade da chamada para ação. O vermelho, por exemplo, é utilizado para um efeito marcante, e frequentemente vemos essa cor em chamadas como “compre agora” e avisos de erros. Já o amarelo, é a primeira cor que o ser humano consegue visualizar – e por isso é tão utilizada em placas de trânsito. É uma ótima cor para CTAs. Uma curiosidade sobre essa cor é que ela estimula a memória. Interessante, não é mesmo? Por fim, o laranja tem um efeito menos marcante, mas também é uma boa opção para CTAs. Em resumo, você deve pensar em uma cor que se destaca, em suas propriedades, mas também escolher uma cor que não atrapalha o design original do seu site. Cores contrastantes são uma boa opção.
  3. Utilize verbos. Uma ótima maneira de começar sua CTA é com um verbo e sendo específico. Se você quer que o seu visitante realize uma ação, precisa deixar claro qual é a ação desejada. Além disso, indique sobre o que se trata a oferta. Verbos no imperativo são ótimos, e criar urgência com palavras como “hoje” e “agora” também causam um bom efeito.
  4. Números. Utilize-os para elencar os benefícios, evidenciando-os. Deixe claro que ao fazer essa ação, ele conquistará esses benefícios. Um exemplo claro é: “Ganhe 30% de desconto”.
  5. Escolha uma boa posição. A posição da sua chamada para ação deve favorecer a visualização. Uma boa visualização é a que o usuário não precise que rolar a página para vê-la, ou seja, ela deve ser “above the fold”.
  6. Imagens. Uma imagem vale mais do que mil palavras, não é mesmo? E, à primeira vista, chamam mais atenção. Se a sua CTA contiver uma imagem, ela estará mais propensa a ser percebida.

Em suma, as CTAs devem ser compostas de textos curtos que contenham o benefício da oferta e digam o que ocorrerá em seguida. Ao montar CTAs assertivas, você pode melhorar a conversão do seu site sem demandar de muito esforço e melhorar consideravelmente a experiência do seu usuário.

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião através dos comentários!

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!