iOS, Mobile Commerce

Beacons X NFC: conheça as principais diferenças

Beacons e NFC (Near Field Communication) são dois tipos de tecnologia wireless (sem fio), que permitem algumas formas de comunicação entre empresas e clientes. Mas você sabe quais as principais características de cada uma delas e para quais finalidades são utilizadas?

Neste post, vamos lhe ajudar a entender melhor essas questões, para que possa avaliar qual é o mais útil para o seu negócio.

O que são e como funcionam os Beacons
Beacons são aparelhos utilizados em ambientes fechados, uma espécie de “GPS indoor”. Eles utilizam o Bluetooth para se comunicar com dispositivos móveis (smartphones ou tablets). Identificando usuários que estejam no ambiente em que o Beacon está instalado e que possuam determinado aplicativo, enviando mensagens para essas pessoas.

Beacons e NFC

Pense numa situação hipotética para visualizar melhor o funcionamento do Beacon: o aparelho está instalado em uma loja. Essa loja possui um aplicativo que pode ser baixado por seus clientes e que guarda informações sobre a relação do cliente com a marca (que produtos ele já comprou, quando foi feita a compra, etc.). Quando esse consumidor entrar na loja e estiver com Bluetooth do smartphone ligado, o Beacon irá identificá-lo e pode enviar mensagens personalizadas de produtos semelhantes ao que ele já comprou e até mesmo sobre os produtos das prateleiras visualizadas pelo cliente.

As lojas da Apple têm utilizado essa tecnologia para se comunicar com seus clientes. A marca, inclusive, rebatizou o hardware de iBeacon. Apesar disso, vale ressaltar que o Beacon funciona também com os sistemas Android e Windows Phone.

Sobre a privacidade dos clientes e mitos a respeito dessa tecnologia, é importante dizer que o Beacon não detecta a localização geográfica de um dispositivo, caso ele não esteja no ambiente fechado onde o hardware estiver instalado. Ele também não instala automaticamente o aplicativo necessário para que a pessoa receba as mensagens personalizadas, reservando aos usuários essa ação.

O que é e como funciona a NFC
A Near Field Communication é uma tecnologia que permite troca de informações entre dispositivos sem necessidade de fios e cabos. A principal característica da NFC é que, para que essa troca ocorra, os aparelhos devem estar a uma distância máxima de 10 centímetros.

Essa tecnologia pode ser utilizada em qualquer dispositivo que suporte a instalação de um chip NFC, como celulares, tablets, crachás, cartões de bilhetes eletrônicos. No Japão, um exemplo do funcionamento da Near Field Communication é o sistema de metrô. Apenas aproximando o celular da catraca é possível comprar uma passagem.Beacons e NFC

Outras possíveis aplicações para essa tecnologia são a utilização para identificação de funcionários em uma empresa; para a publicidade, de forma que o consumidor aproxime seu celular de uma propaganda e obtenha mais informações da marca; ou mesmo em lojas, para fornecer mais dados a respeito de um produto.

A NFC possui um fórum internacional, que oferece informações detalhadas sobre a tecnologia e conta com o apoio de gigantes como Google, Sony, Samsung, Nokia e Intel.

Beacons X NFC: principais diferenças
De maneira geral, na comparação entre as duas tecnologias, o Beacon é mais invasivo, na medida em que o consumidor receberá informações em seu dispositivo que não solicitou previamente (apesar disso, vale lembrar que ele autoriza o recebimento no momento em que baixa o aplicativo do local que possui o Beacon e também ao deixar o Bluetooth ligado).

Por outro lado, no caso da NFC, como a distância para transferência de informações é muito curta, necessariamente as informações recebidas pelo cliente serão requeridas por ele. Dessa forma, a tecnologia é considerada menos invasiva.

 Esperamos com esse post ter esclarecido suas dúvidas sobre as duas tecnologias. Você já teve alguma experiência com alguma delas? Compartilhe conosco e vamos Avanti!Beacons e NFC

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!