Avanti

Atraia seus leads utilizando a melhor plataforma para webinars

Você é um profissional de marketing digital antenado, sabe que os webinários (ou webinars) vieram para ficar, e precisa produzi-los de forma cada vez mais aprimorada para diferenciar seus clientes de e-commerce.  Afinal, essa é uma ferramenta cujo uso já se expandiu, com inúmeros administradores, professores, e outros profissionais liberais apresentando palestras sobre conteúdos de suas áreas, via webinário. Além disso, os cursos online por meio de webinar já se banalizaram entre os novos negócios virtuais.

Só para recapitular, o webinar (‘web’ mais ‘seminar’) é um tipo de webconferência, em que a comunicação ocorre em apenas uma via, isto é, existem os apresentadores (de dois a três) que falam e os participantes acompanham essa apresentação pela web. Não há interação direta. Entretanto, ao longo dessa apresentação, fica aberto um chat pelo qual os participantes podem fazer perguntas aos palestrantes. Também é possível compartilhar documentos e aplicativos. Se você não puder participar de um webinário no dia e hora de lançamento, poderá acessar o seu link posteriormente, mediante uma senha passada pela empresa responsável pelo evento.

Um webinar para arrasar

Está claro que você, que atua em uma agência de marketing digital todos os dias, irá querer produzir webinários que fujam ao lugar comum e se destaquem daqueles que são realizados pelos profissionais de outras áreas. O público do e-commerce é exigente e tem à disposição ferramentas de acesso sofisticadas para realizar suas compras. O webinar é um recurso a mais para mostrar uma linha nova de produtos, ou serviços ainda não suficientemente conhecidos do grande público. Pode-se dizer que é uma ferramenta de ‘catequese’ diante de algo novo.

Neste post, vamos dar uma recapitulada nas vantagens e desvantagens das plataformas mais conhecidas para a realização de webinários. Afinal, nada pior do que acessar  o link para um webinário, onde áudio, imagem e transmissão apresentem falhas. Ao invés de conquistar, você irá afugentar os leads do e-commerce, alimentando as taxas do seu bounce rate (taxa de rejeição à homepage).  Afinal, não é só definir dia, horário e tema, criar uma página de inscrição, divulgar e se preparar para a apresentação do webinário.  Há aspectos vitais que antecedem tudo isso.

O mais importante deles está na escolha da plataforma para webinar. Cada uma delas apresenta pontos fortes e fracos e é preciso se conscientizar disso para poder estabelecer estratégias que minimizem ou neutralizem as possíveis falhas inerentes. Neste post, destacaremos três plataformas principais e faremos a nossa análise:  a Hangouts, a GoToWebinar e a Webinar Jam.

Escolha a plataforma ideal para o seu webinar

Hangouts

A Hangouts é uma plataforma gratuita da Google para a realização de webinários ao vivo. Você pode acessá-la diretamente da sua conta no Google. A ferramenta oferece a opção On Air, para webinários, e a opção Video, mais específica para vídeo conferência. No Hangouts On Air, você pode ter até 10 pessoas atuando como ‘palestrantes’ e  milhares de espectadores. Suas principais vantagens: é gratuita, não há limite para participantes e, além disso, a ferramenta grava o evento e o disponibiliza no Youtube, automaticamente. Entre as desvantagens, estão: delay de 30 a 60 segundos entre a fala e a audição e acesso aberto a todos os públicos, uma vez que não existe sistema de inscrições e notificações para você restringir sua audiência de interesse. Já a  Video Hangouts, como falamos, destaca-se pela comunicação por vídeo, permitindo até 10 pessoas conversarem entre si.

GoToWebinar

A GoToWebinar é uma ferramenta paga da Citrix bastante utilizada pelos profissionais de marketing digital.  Ela permite realizar webinars ao vivo com  número determinado de palestrantes e participantes. Esse limite dependerá do tipo de plano contratado. Esses planos variam entre 1 palestrante e 100 participantes até 9 palestrantes e 1000 participantes. Planos superiores podem ser negociados caso a caso.

Como principais vantagens, a GoToWebinar apresenta a possibilidade de restringir o acesso aos webinars, assim como sistema de inscrições, follow up via e-mail e SMS, bem como agrega chat e ferramenta para realização de enquetes como o público desejado. Principais desvantagens: o preço é alto, há limite de participantes e, fora isso, esses participantes precisam instalar um aplicativo para acessar o webinário. Em e-commerce, é sabido que não se devem criar empecilhos para os visitantes, acostumados a grandes facilidades de acesso.

Webinar Jam

A plataforma Webinar Jam, da Marketing Genesis,  está no mercado há menos tempo que a Han)gouts e a GoToWebinar.  Entretanto, por conta das vantagens que oferece, vem conquistando espaço crescente. Por ter chegado depois, a plataforma apresenta soluções para os problemas reconhecidos das duas plataformas anteriores. A Webinar Jam inclui as várias funcionalidades do Hangouts e do GoToWebinar e ainda agrega as funcionalidades que faltam neles. Além de possuir sistema de inscrições, notificações por e-mail e SMS, bate papo e enquetes,  a Webinar Jam apresenta botões de ofertas que podem ser acionados durante a apresentação e integração às mídias sociais. O custo do Webinar Jam é bem inferior ao do GoToWebinar.

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