Avanti

As principais dúvidas de quem quer investir em marketing digital

O mundo do Marketing Digital, apesar de já estar se consolidando, ainda é muito novo, principalmente porque novas demandas surgem a todo momento. Isso pode causar muitas dúvidas, não é mesmo? Pensando nisso, no artigo de hoje resolvemos elencar as principais dúvidas e saná-las de uma vez por todas. Vamos lá?

O que é Marketing Digital?

Basicamente, o Marketing Digital é uma estratégia de Marketing que se baseia nos meios digitais para realizar as tarefas tradicionais desse departamento, que são: construção da percepção de marca, tom de voz da marca, relacionamento com o cliente, campanhas e ações para atrair clientes potenciais.

E os meios digitais, quais são? São diversos. Vamos citar alguns: site, mobile site, redes sociais, banners e links patrocinados, blogs, canais no YouTube, entre outros.

O que faz uma agência de Marketing Digital?

Uma agência de Marketing Digital procura auxiliar as empresas a criarem uma estratégia de Marketing voltada para os meios digitais. Para isso, a agência leva em conta o público-alvo, as ferramentas digitais que estão à disposição, quais as ferramentas o cliente irá utilizar e quais os objetivos do cliente com o Marketing Digital (percepção de marca, atração de clientes, uma campanha em específico, etc.).

As agências também se tornam responsáveis pela presença online da marca, pela otimização para os mecanismos de busca e pelos links patrocinados nas redes sociais. Além disso, atualmente, as agências também cuidam das novas demandas, como criação de conteúdo – tanto em texto como em vídeo –, construção de aplicativos, além de mensuração e diagnóstico das ações aplicadas.

Meu site é bom ou ruim, como sei que preciso de um novo?

Não podemos estabelecer se um site é bom ou ruim sem antes pensarmos quem é o público-alvo e qual a estratégia de Marketing Digital que a empresa está traçando. Contudo, alguns pontos devem ser levados em consideração, independentemente da estratégia: é preciso ter um mobile site – pois os dispositivos móveis estão superando o desktop – e ele precisa estar otimizado para os mecanismos de busca e integrado com as mídias sociais e o blog, tendo a possibilidade de compartilhamento. O site precisa ter conteúdo relevante e considerar os novos algoritmos do Google na construção do layout.

O que é HTML?

Basicamente, HTML significa Hypertext Markup Language, que é o protocolo da web criado para que possamos visualizar as páginas e aplicativos da web. O HTML já está na sua quinta versão e é padronizado pelo W3C, que é o órgão internacional regulador da programação, garantindo que os sites desenvolvidos sejam consistentes.

O que é otimização de motor de busca (SEO)?

O termo SEO significa Search Engine Optimization, que é a otimização do site ou de um texto para os mecanismos de busca. O SEO é um fator que afeta a visibilidade de uma página para a busca orgânica, ou seja, não paga. Há quem diga que o SEO é a mágica que faz o seu artigo ser incluído nas primeiras páginas do Google, mas há muita estratégia por trás disso e nada de fórmula mágica.

Preciso pagar para anunciar?

Existe a possibilidade de realizar anúncios no Facebook, Instagram, LinkedIn e outras mídias sociais. Esses anúncios são pagos e podem ser estipulados orçamentos diários ou mensais de acordo com o seu bolso. Existe também a possibilidade de criar links patrocinados. Esses serão os anúncios encontrados na mídia paga.

Como eu posso mensurar os resultados digitais?

A maneira mais fácil de medir os resultados para quem está iniciando é utilizar a ferramenta gratuita do Google chamada de Google Analytics. Com ela é possível ter acesso a diversos dados do seu site, como número de visitantes, conteúdos mais vistos, dados geográficos dos visitantes, etc. As mídias sociais, por exemplo, já disponibilizam esses dados na própria fanpage, como o Facebook.
Conseguimos sanar suas dúvidas? O mundo do Marketing Digital ficou mais claro? Se não tivermos respondido alguma de suas questões, deixa-a nos comentários que teremos o maior prazer em respondê-la!

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!