Marketing, Marketing Digital, Mídia Online, Social Media, Tecnologia

As oportunidades de mercado geradas pelas novas tecnologias

Você já pensou em sair da sua zona de conforto? Pois a era digital está aí para isso – tirar ideias muito boas da cabeça e muita gente do sofá. As empresas que decidiram arregaçar as mangas e mergulhar fundo no mundo on-line das oportunidades não se arrependem, muito pelo contrário: a maioria chega a faturar até três vezes mais alto do que antes de algumas intervenções tecnológicas assertivas. Além de aumentar a visibilidade, há várias frentes que podem ser trabalhadas para diversificar a exploração do seu negócio, fazendo-o crescer muito mais rápido.

De onde vem tanta fartura? Basta olhar ao redor: são mais de 72,4 milhões de usuários acessando a internet por meio de smartphones no Brasil, de acordo com a Nielsen Ibope, isso sem falar nos tablets, notebooks e desktops. No meio disso tudo, dois fatores são essenciais para o crescimento dos negócios on-line.

São o marketing digital e o inbound marketing, que criam diferenciais em meio a tantos empreendedores que tentam a sorte na rede. Claro que tem lugar para todo mundo, afinal as oportunidades se multiplicam com a mesma velocidade que as mídias, mas daí a conseguir destaque vai uma longa distância. É a produção de conteúdo original, relevante, atualizado, interessante e direcionado que vai fazer diferença.

Criatividade só não basta

Quem tem seu e-commerce ou está no mercado on-line com qualquer outro serviço já deve ter percebido que não basta ser criativo. Para sair da zona de conforto é necessário ter criatividade, sim, mas também muita garra, disposição, competência, perseverança e cercar-se de estratégias para crescer – e aparecer.

Os caminhos são muitos e já transformaram até os mais tradicionais meios de comunicação, como a TV, por exemplo. Hoje a interatividade, que há poucos anos parecia ficção científica, é realidade por meio da second screen.

Por outro lado, a facilidade de gravar e postar vídeos ajudou também a criar verdadeiras celebridades do ambiente virtual, gerando uma nova classe de influenciadores, como os webcelebs, blogueiros e youtubers, que chegam a ganhar fortunas quando o conteúdo cai no gosto popular.

A postagem de vídeos relacionados aos assuntos de interesse é um bom caminho também para as empresas que querem criar uma relação diferenciada com seu público-alvo. Ao apostar em uma produção mais direta, com uma linguagem menos formal, porém informativa, a empresa se aproxima do cliente, criando um relacionamento que colabora para a sua fidelização.

E é aí justamente que está o pulo do gato na geração de conteúdo pelo marketing digital e pelo inbound marketing, voltado de forma específica para cada multiplataforma. Sim, porque se agora tudo é multi, multi também deve ser o conteúdo do conteúdo.

Como saber o que fazer?

Publiposts, imagens estáticas, vídeos, animações, o que funciona melhor em que meio? Como escolher o conteúdo mais assertivo para o seu tipo de público-alvo? Para definir a melhor forma ou uma combinação de estratégias, você deve conhecer seu público a fundo, suas áreas de interesse, a forma como reage às notícias, seus hábitos de consumo.

Parte disso é entender também por que o e-commerce não conhece crise e não para de crescer absurdamente: a expectativa da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) é de crescimento de 18% em 2016 e um faturamento na ordem de R$ 56,8 bilhões, diante de um faturamento de R$ 48,2 bilhões em 2015.

A resposta é tão simples quanto o significado das palavras como conforto, segurança, qualidade dos serviços, confiança, facilidade de pesquisa de preços, boas estratégias de marketing digital e nada menos que 53% dos brasileiros com aceso à web via smartphone e afins. Uma receita cujos ingredientes só podem levar ao sucesso. A ideia, então, é combinar essas respostas para bolar sua estratégia de abordagem, criando os melhores conteúdos de marketing digital e inbound marketing.

Tudo pode ser mensurado no mundo digital

O melhor disso tudo é que na internet tudo, absolutamente tudo, é mensurável. Portanto, com uma análise bem feita dos dados coletados só erra – ou melhor, continua errando – a empresa que quiser.

Por meio dos dados você descobre o comportamento do seu público-alvo, qual o melhor tipo de conteúdo para ele em relação a cada tipo de mídia, monitora o que está funcionando e o que precisa ser mudado, corrige caminhos, adapta estratégias e produz conteúdo voltado especificamente para o seu objetivo em cada campanha.

Ou seja, você transforma sua mídia em uma bomba de conversão de leads, com um conteúdo levando a outro, gerando mais tráfego, criando mais interesse, agregando mais valor, fortalecendo mais sua marca e fidelizando cada vez mais seus clientes.

Hoje é quase impossível pensar no mundo sem essa tecnologia, a maior fonte de geração de renda da atualidade e fator indiscutível de crescimento corporativo. Seja qual for a área, o inbound marketing e o marketing digital abrem novos horizontes de interação com o consumidor, tudo o que o empreendedor tem a fazer é aproveitar as mídias disponíveis. E então? Vai continuar na sua zona de conforto ou está na hora de arregaçar as mangas e elevar sua empresa ao próximo nível?

Quer saber mais sobre marketing digital e inbound marketing? Compartilhe conosco sua dúvida ou sugestão nos comentários e nós responderemos no próximo post!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!