Android

Aplicativo nativo ou aplicativo híbrido: qual a melhor solução?

O uso de aplicativos móveis tem apresentado altas taxas de crescimento ao redor do mundo todo. Isso porque as pessoas estão cada vez mais conectadas aos seus tablets e smartphones, utilizando os aplicativos seja para se comunicar, para jogar ou para comprar produtos. Tendo em vista esse cenário, as empresas têm percebido a importância de desenvolver aplicativos móveis caso queiram estar presentes na vida das pessoas e atender às necessidades de seus clientes. Mas como escolher a melhor solução?

Se você também tem essa dúvida, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas não sabem qual é a melhor opção: desenvolver um aplicativo nativo ou um aplicativo híbrido. Infelizmente, não existe uma resposta pronta. Mas não se preocupe! Pensando nisso, preparamos para você um conteúdo especial para te ajudar a escolher a melhor solução para a sua empresa.

Diferença entre aplicativo nativo e aplicativo híbrido

Antes de tudo, é necessário compreender as diferenças entre o desenvolvimento desses dois tipos de aplicativos móveis. O app nativo é desenvolvido para utilização em uma plataforma específica, como iOS ou Android. Dessa forma, o aplicativo nativo é capaz de explorar todas as potencialidades da plataforma para a qual foi criado. Consegue ter acesso a diversos recursos dos aparelhos como GPS, câmera, calendário, lista de contatos, entre outros. E nem sempre os aplicativos nativos precisam da internet para seu funcionamento.

banner1-postblog-2

Já o desenvolvimento do aplicativo híbrido é um pouco diferente. O app híbrido tem características do app nativo e da web, utilizando códigos de ambos para sua criação. Assim, esse modelo de app pode usar recursos tanto da internet quanto do dispositivo e tem a capacidade de ser executado em diferentes plataformas. Porém, o app híbrido não consegue acessar as funcionalidades do dispositivo de forma direta, sendo necessário o uso de um framework que funcione como intermediário entre o aplicativo e o dispositivo.

Quando escolher um aplicativo nativo?

A escolha da melhor solução depende da avaliação de vários fatores como prazo, orçamento e público que irá utilizar o aplicativo. O desenvolvimento do aplicativo nativo leva tempo e é mais trabalhoso, pois será necessário desenvolver um app para cada plataforma distinta. Além disso, os códigos não podem ser reutilizados, pois cada plataforma requer diferentes códigos para o desenvolvimento dos aplicativos e mão de obra especializada. Tudo isso faz com que o custo do app nativo seja bem mais alto. Mas se o público-alvo do aplicativo é mais exigente, buscando rapidez e confiabilidade, o app nativo é, com certeza, a melhor opção para atender a essas necessidades.

Quando escolher um aplicativo híbrido?

O desenvolvimento de um app híbrido acaba sendo mais rápido e também mais barato. A redução de tempo em comparação aos aplicativos nativos se deve à possibilidade de execução do aplicativo híbrido em diferentes plataformas. Devido a essa característica, não há a necessidade de desenvolver o aplicativo várias vezes para se adequar a distintas plataformas, gerando menos impacto sobre o orçamento. Muitas empresas também optam pelo desenvolvimento de app híbrido em situações que não exigem uma alta performance do aplicativo ou quando o público-alvo é heterogêneo. Nesses casos, uma solução mais genérica para ser usada em plataformas variadas se torna mais vantajosa.

Depois de saber disso tudo, vimos que a escolha do app depende da consideração de alguns fatores fundamentais. Após uma boa avaliação, o aplicativo ideal será aquele que melhor atende às necessidades da empresa e oferece a solução mais adequada.

banner2-postblog-2

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!