iOS

Android ou iOS, qual aplicativo vale a pena desenvolver no Brasil?

Em 2014 os brasileiros compraram mais de 100 smartphones por minuto. Ao total, foram comercializados 54,5 milhões de unidades e a projeção é um aumento de 16% em 2015. De acordo com o estudo IDC Mobile Phone Tracker Q4, 15% dos aparelhos vendidos em 2014 têm acesso a 4G. Estes números impressionantes mostram que, cada vez mais, o acesso à internet se dá por meio dos celulares inteligentes.

banner1-postblog-1De olho neste novo comportamento da população, cada vez mais as empresas estão investindo no desenvolvimento de aplicativos que facilitem a experiência de seus consumidores via dispositivos móveis. Este movimento está sendo chamado de Mobile First, ou seja, as mídias e as ações sendo criadas pensando nos acessos móveis antes do tradicional modo de conexão.

Aplicativo iOS: Dilema da escolha do sistema operacional

Dentro disso, sempre que os gestores de e-commerce e TI planejam desenvolver um aplicativo para oferecer aos seus clientes, eles se deparam com a seguinte dúvida: para qual sistema operacional desenvolver? Android ou iOS? Esta dúvida está relacionada principalmente à aderência dos usuários. Afinal, o investimento em tempo e recursos pode ser alto para desenvolver para um sistema operacional pouco utilizado pelo público-alvo.

Neste sentido, é muito fácil concluir que a melhor escolha na hora de planejar a construção de um app é o Android. Como veremos a seguir, ele é detentor do maior número de usuários no mundo e, no Brasil, está embarcado em número infinitamente maior de dispositivos do que seu principal concorrente, o iOS.

Vamos aos números?

Aplicativo iOS x Android – As estatísticas

De acordo com o estudo  Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker divulgado pela consultoria IDC, os sistemas operacionais Android, do Google, e iOS, da Apple, dominam juntos, 95,6% do mercado de dispostivos móveis no mundo. A pesquisa revela que o Android é líder absoluto, estando embarcado em mais de 1 bilhão de smartphones.

O Android também é o que mais atrai desenvolvedores de aplicativos, o que explica o fato de sua loja, a Google Play Store, contar com 1,3 milhão de opções para os consumidores – o iOS conta com 1,2 milhão de apps.

Vamos aos números no Brasil? Em setembro de 2014, a Nielsen Ibope em parceria com a Mobile Marketing Association (MMA) realizou uma pesquisa na qual descobriu que 91,6% dos smartphones vendidos no Brasil usam o sistema operacional do Google. Já os aparelhos onde o iOS está embarcado representam um número muito menor: apenas 2%!

Aplicativo Android, a melhor escolha

Diante destes números, não há dúvidas: a melhor escolha quando se trata de desenvolvimento de aplicativos é o Android. A liderança do sistema operacional do Google, o torna também uma excelente plataforma para fortalecer a experiência dos consumidores com a marca.

Contudo, é aconselhável a escolha de um bom fornecedor, que tenha as melhores práticas de desenvolvimento e entregue um aplicativo sob medida para o negócio.

banner2-postblog-1

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!