E-commerce

A influência das cores no e-commerce

Quando acessamos um site pela primeira vez, a primeira coisa que nos chama a atenção é o seu visual: seu layout, a forma como são compostos e dispostos os elementos, a usabilidade, a maneira intuitiva e também suas cores. Afinal, quando se trata de visual, a cor é um dos maiores diferenciais que podemos considerar. Estudos indicam que elas podem trazer reconhecimento de até 80% à marca, o que vale bastante na hora de considerarmos e termos uma atenção redobrada nessa escolha.

O principal motivo é que elas fazem com que o consumidor associe características de credibilidade e confiança, porém também podem despertar sentimentos e sensações negativas, como aversão ou impulsos contrários. Por isso, é importante sabermos que cada tom provoca uma reação em cada pessoa. Claro, esse comportamento não é universal, porém estudos indicam o que mais se aproxima de cada e é nisso que você deve estar atento.

A influência de cada cor no E-commerce

Confira abaixo as cores e os principais impulsos que elas oferecem para as pessoas:

  • Branca

A cor branca indica clareza, pureza e paz. Ela nos remete a ambientes limpos e simples. Ótima para ser utilizada em marcas que busquem passar essa característica, afinal proporciona também uma harmonia única e gera muito impacto.

  • Azul

O azul também tem esse aspecto puxado para clareza e simplicidade. Ele tem em seus tons as características de segurança, então se você busca passar essa imagem, pode ser uma ótima escolha. Porém, fique atento ao tom de azul. Os mais clarinhos são bacanas para e-commerces com produtos mais deliciados e até infantis, enquanto os tons escuros dão ideia de sofisticação, elegância e amadurecimento.

  • Amarelo

Essa cor tem os dois lados: como é uma cor forte, chama bastante atenção, desperta curiosidade, criatividade e sensações de alegria. Porém, deve haver cuidado em sua utilização, pois dependendo do tom pode trazer transtornos aos olhos do internauta que possui dificuldade de leitura e visualização. O importante ao utilizar essa cor é ter equilíbrio e optar por utilizar onde busca ter destaque como botões de call to actions ou “clique aqui”.

  • Vermelho

Essa é a cor que mais atrai a atenção do consumidor e pode proporcionar forte desejo de impulsividade por parte dele. O motivo disso é porque essa cor estimula a energia que pode afetar até nossa respiração e batidas do coração. Ótima dica para ser utilizado em promoções específicas ou em banners que precisam de destaque.

  • Verde

O verde é uma cor calma e muito positiva. Ótima dica para e-commerces que vendam produtos que tenham essa pegada mais leve e natural. Porém, ele também pode ser usado para chamar atenção em um botão de call-to-action caso as cores do seu site sejam diferentes.

  • Preto

O preto é a principal cor a ser utilizada se você busca remeter a luxo e sofisticação de seu produto. Ótimo para marcas mais estilosas e que busquem proporcionar alto valor, como e-commerce de alta costura ou joias. Esse tom possui características muito fortes de poder e passa um sentimento de muita confiabilidade. Vale a pena apostar nele nestas situações.

Gostaram das dicas? Abaixo segue a imagem de uma tabela que ajuda na escolha da cor dos botões de Call-to-Action:

A influencia das cores no e-commerce!

Aposte nas cores para ajudar nas vendas e conversões de seu E-commerce! Vamos Avanti?

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