Marketing Digital

A importância do marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo é a divulgação de conteúdo para informar, educar e conquistar clientes. Esses conteúdos são distribuídos pela rede em forma de textos para blogs, vídeos, podcasts, ebooks, posts de redes sociais, entre muitos outros formatos. E, como toda comunicação, antes de produzir as mensagens devemos identificar com clareza quem serão seus destinatários, ou seja, com quem estamos nos comunicando. Para ajudar nessa definição, foi criada uma metodologia que consiste na criação de personas, personagens que representam um determinado perfil de leitor com quem se fala, para conseguirmos entender quais são as suas necessidades, seus problemas e seus desejos.

O conteúdo produzido não apenas deve conter as informações e o conhecimento que seu público procura e se interessa, mas também tem o objetivo de fazer com que o leitor com perfil de futuro cliente se interesse pelos produtos e serviços que a empresa autora fornece, e entre em contato para obter mais informações.

Há diversos tipos de conteúdo que podem atrair os leitores para voltar ao seu site ou blog corporativo: informações sobre produtos e tutoriais de como utilizá-los, cases de sucesso, manuais diversos, textos informativos sobre áreas de interesse, e muitos outros. Caberá a cada empresa definir os temas de acordo com seu público-alvo e estratégia de negócios.

Formas de apresentar o conteúdo

A internet permite a divulgação de conteúdo nos mais diversos formatos. Deve ser escolhida a que mais se adapta a cada situação e às finalidades da divulgação do conteúdo. Vamos conhecer algumas delas.

1. Blog Posts: São textos que discorrem sobre os mais variados assuntos, postados diariamente ou semanalmente no blog corporativo. Ele deve ser elaborado levando-se em consideração o uso de palavras-chave, que permitem que os artigos sejam encontrados pelos motores de busca quando algum internauta procurar pelo assunto. Não podem ser muito longos e cansativos e devem trazer conteúdo relevante que prenda a atenção do leitor. Além disso, é interessante utilizar um call do action, mensagem adicionada ao final do texto com a intenção de convocar o leitor a interagir com empresa buscando mais informações sobre o assunto.

2. E-books: Este formato atende a necessidade de oferecer um material mais consistente sobre determinado assunto. Elabora-se conteúdos similares aos do blog posts, porém abordados com mais profundidade. O e-book cria um senso de autoridade no tema, ou seja, entende-se que quem o publica é conhecedor do assunto. Esse formato tem sido usado pelas empresas para captação de cadastro. Geralmente para baixar o e-book, o internauta precisa preencher um rápido cadastro deixando no mínimo nome completo e seu endereço de e-mail. Vale formular algumas perguntas breves para identificar faixa etária, profissão, região geográfica e interesse, mas convém não exagerar para que o usuário não desista de baixar o e-book.

3. Postagens em redes sociais: As redes sociais são um importante canal de divulgação para as empresas na internet. Além de interagir com os consumidores e potenciais clientes, pode-se produzir chamadas contendo links para os conteúdos publicados no blog, publicar imagens e ilustrações de produtos, e divulgar o lançamento de e-books. É bom lembrar que as redes sociais tem uma linguagem específica. Para atrair a atenção, é preciso despertar a curiosidade das pessoas para a leitura do artigo e incentivar comentários.

4. Vídeos: Aproveitando as plataformas multimídia que a internet oferece, a divulgação de vídeos é uma forma bastante interessante de transmitir conteúdos que despertem a atenção para a marca. Os vídeos podem ter a função de complementar um conteúdo textual (como um tutorial ou uma entrevista) ou podem ser a ação de marketing em si (com a função de divulgar a marca, um produto ou serviço).

Vantagens do marketing de conteúdo

Aumentando a visibilidade

O conteúdo aparece no ranking dos resultados dos motores de busca, atraindo a atenção dos consumidores e aumentando a credibilidade da marca, que demonstra seu conhecimento do tema e autoridade no assunto.

Atraindo o público e gerando confiança

A relação de compra e venda está se transformando rapidamente. Os consumidores buscam informações sobre empresas e produtos antes de se decidir pela compra. Publicar conteúdo relevante atrai audiência, promove a troca informações e experiência com o consumidor, que passa a confiar mais na marca.

Diminuindo custos

A relação de custo benefício é excelente. Os custos do marketing de conteúdo são menores do que o investimento em publicidade on line ou off line e, no entanto, os leads gerados por conteúdo são oito vezes mais propensos a fechar negócio do que os gerados por outras ações.

Vantagens competitivas

Empresas que constroem relações de confiança através da divulgação de conteúdos relevantes geralmente são mais bem vistas e procuradas para fechar negócios do que as empresas que vão atrás dos clientes pressionando vendas.

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