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Marketing Digital

A importância do Design no Inbound Marketing

Sabemos que o Inbound Marketing é uma metodologia que trabalha a atração dos potenciais clientes, não é mesmo? E, para essa atração, um conteúdo rico e relevante é fundamental. Contudo, não é apenas o conteúdo que é importante; o design também tem sua cota de importância. Nesse sentido, não basta um layout adequado, é preciso pensar com cuidado no design dos elementos textuais, inclusive os espaços em branco! O design tem uma relevância tremenda para a tomada de decisão do potencial cliente.

Afinal, o seu site, blog, redes sociais e campanhas são o cartão de visita da sua marca e por isso precisam ter, além de conteúdo, design e funcionalidades user friendly, que influenciam tanto no seu tráfego, como na conversão e na credibilidade da marca. Além disso, é preciso pensar sobre os designs responsivos, devido à ascensão do mobile marketing, e ganhar preferência nos mecanismos de busca nos resultados orgânicos.

Quais elementos do design são mais importantes no Inbound Marketing?

A seguir elencamos alguns elementos nos quais você precisa focar na hora de pensar em Design no Inbound Marketing:

  • Cor e contraste: a call-to-action precisa de destaque e isso pode ser feito através de uma cor diferente, um tom na fonte ou negrito. Além disso, lembre-se de utilizar cores como verde para estimular a compra.
  • Espaços em branco: muitas vezes ignorados, os espaços em branco também têm o seu valor. Eles são responsáveis por direcionar a leitura, tornando-a mais agradável e fortalecendo os elementos de referência do site.
  • Navegação: facilitar a navegação do usuário com um design responsivo, cuidado com os links e um bom escaneamento da plataforma são ações fundamentais para garantir boas taxas de conversão e baixas taxas de rejeição.
  • Imagens: as imagens precisam ter tamanhos padronizados e boas resoluções, tanto em um post, quando em um e-book ou uma landing page.
  • Identidade visual: as cores da identidade visual, assim como as referências visuais e as fontes precisam deixar transparecer a mensagem e o tom de voz da empresa. O layout precisa estar condizente com o tom de voz da marca também.

A quais canais e materiais é preciso ficar atento na hora do design no Inbound Marketing?

Conforme afirmamos no início do post, é preciso ter conteúdos ricos e relevantes que estejam alinhados ao Design, importantíssimo para o Inbound Marketing. Mas, a quais canais e materiais é preciso estar mais atento?

  • Site e blog: o layout dessas plataformas precisa ser de boa qualidade, com um ambiente que estimule a conversão tanto nas cores quando nos espaços em branco e nas fontes utilizadas. Não há uma regra, mas é preciso ter uma identidade visual padronizada e manter uma unidade de layout. Uma dica é utilizar layouts limpos, com ícones mais simples e sem muitos efeitos, com cores que combinam e se destacam.
  • E-books: eles são materiais riquíssimos para a conversão. Porém, além do conteúdo escrito, é preciso pensar em um design atraente, que mantenha a identidade visual da marca e traga elementos visuais, como infográficos, vídeos e outros dados relevantes de uma maneira que seja fácil e agradável à leitura. Aposte nas mesmas cores do seu blog, ajudando a manter a padronização.
  • Landing page: elas são a porta de entrada para suas ofertas e por isso devem ter um design orientado à conversão com uma boa experiência de navegação, uma interface agradável, botões influenciadores, calls-to-action chamativas e um layout que respeite a identidade visual dos outros materiais produzidos pela marca.
  • E-mail marketing: além de design responsivo, é preciso pensar no mobile e pensar que “menos é mais”. Não encha sua newsletter de links e imagens, seja conciso e mantenha um design clean e com objetivos claros, que serão melhor entendidos pelo usuário e facilitará a conversão.
  • Redes sociais: como as mídias sociais são muito voltadas para imagens, é preciso pensar esteticamente. Os posts devem ser originais, manter a identidade visual da marca e também pensar em calls-to-action para os social posts, além de produzir um conteúdo visual rico e que gere engajamento.

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