Marketing, Marketing Digital, Mídia Online

A evolução do Marketing Digital

Sem dúvida alguma a internet modificou a vida das pessoas, pois passou a fazer parte da rotina diária. Assim, modificando até mesmo o comportamento do consumidor devido ao nascimento do Marketing Digital.

O Marketing Digital nasceu como uma estratégia para se adaptar ao novo modelo de mercado voltado para a divulgação e venda de produtos e serviços de maneira online, personalizada e atrativa. Mas, como ocorreu a evolução do Marketing Digital?

 

A evolução do Marketing Digital: uma linha do tempo

Jornais e Revistas

Tudo começou em 1450 com a prensa tipográfica, inventada por Gutenberg. Isso revolucionou a comunicação humana, pois tornou possível a produção e distribuição de textos em massa. Antes dela, ler era um privilégio de poucas pessoas.

Contudo, foi apenas no século XVII que os jornais e revistas começaram a ser efetivamente publicados em massa. O primeiro jornal reconhecido foi o Relation aller Fürnemmen und gedenckwürdigen Historien, lançado em 1605. A primeira revista, por sua vez, foi publicada na Philadelphia em 1741.

A partir daí estes veículos de comunicação passaram a se tornar algo interessante para as empresas e profissionais de marketing, que viram nos jornais e revistas uma oportunidade para anunciar seus produtos e serviços. E começou o que chamamos de Outbound Marketing, que funciona até hoje.

Pôsteres e Outdoors

Em um segundo momento surgiram os panfletos e pôsteres, que tornou mais fácil fazer o marketing em locais públicos. Os profissionais de marketing perceberam que era mais fácil conseguir atrair mais pessoas com um único anúncio dessa maneira.

Contudo, em 1839, em Londres, tornou-se ilegal colocar pôsteres em propriedades particulares. Com isso, surgiram os outdoors, como uma maneira de contornar esse obstáculo. E com um custo-benefício bem interessante! Ressalta-se que o registro mais antigo de aluguel de um outdoor data-se em 1867.

Rádio, Telefone e Televisão

Através do século XIX e XX surgiram novos veículos de comunicação, como o rádio, televisão e telefone. O telefone surgiu em 1876, mas foi apenas em 1946 que ele realmente caiu no gosto do público. Nesse cenário, surgiu o telemarketing, no final da década de 1970.

O rádio, por sua vez, começou em meados de 1920 e até 1933, estava presente em mais da metade dos lares norte-americanos.

A televisão, por sua vez, tem o primeiro anúncio registrado em 1925. E a partir daí o Marketing continuou sua evolução, sendo incorporado até mesmo por empresas com um orçamento mais restrito, devido às diversas alternativas disponíveis.

Como é possível perceber, os meios de comunicação foram evoluindo conforme a evolução da própria sociedade. E foi a partir dessa evolução que surgiu o Marketing Digital.

Marketing Digital

Depois da invenção da televisão, foi preciso esperar mais algumas décadas por uma nova revolução.

A primeira chamada de celular ocorreu em 1973. E, em 1981, a IBM apresentou o primeiro computador pessoal. A Apple, por sua vez, lançou o primeiro computador pessoal em 1984. A internet teve o seu boom em 1990, com fins de cunho pessoal também.

Estes foram os acontecimentos que culminaram para a evolução do Marketing para a era digital. Afinal, foram com os computadores e impressoras pessoais que os anúncios tornaram-se ainda mais importantes e com resultados mais robustos e visíveis. Além disso, com a internet, surgiu a possibilidade do envio de e-mail e, em 1994, a primeira mensagem em larga escala foi enviada (o primeiro spam) e o início do que, no futuro, se tornaria o e-mail marketing (junto com as boas práticas para não se tornam spam).

Com a popularização da internet, não pararam de surgir novidades e ferramentas para aproveitar esse boom, como: o SEO, blogs e o Marketing de Conteúdo, as mídias sociais e o Social Media Marketing, o Youtube e a incorporação de vídeos na estratégia de Marketing e a comunicação através de dispositivos móveis, trazendo a necessidade de responsividade na web.

De lá para cá a evolução do Marketing Digital só aumentou ainda mais, trazendo a metodologia do Inbound Marketing, ou marketing de atração, que busca proporcionar um diálogo entre marcas e consumidores. Ele busca compreender as necessidades e a jornada do consumidor e, com isso, estabelecer uma comunicação constante e um relacionamento engajado.

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