E-commerce

7 novas funcionalidades para sua loja virtual que podem aumentar a taxa de recompra

Quem tem um e-commerce deve estar sempre atento aos novos recursos e ferramentas que o mercado vem criando. O importante é saber que é necessário investir sempre, trazendo novas funcionalidades para a loja, a fim de proporcionar uma experiência de compra agradável ao consumidor. A loja online é uma vitrine virtual, por isso é necessário atualizá-la sempre.

Se, paralelamente a um bom atendimento e satisfação com o produto, o site oferece uma experiência de compra interessante, o cliente volta e ainda comenta com seus amigos, aumentando assim, a taxa de conversão. Vamos conhecer novas funcionalidade para sites de e-commerce que podem alvancar as vendas.

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1. Customização de produto

Num tempo em que tudo é fabricado em série e em larga escala, a busca pela personalização vem criando um mercado diferenciado:  o de artigos customizados. Com a internet isto é ainda mais fácil e vantajoso.  Essa prática, que começou com camisetas, já está estendendo-se para outros ramos: alimentação, bikes, ração para cachorros, calçados, bolsas e a tendência é que atinja cada vez mais produtos. É um diferencial a  considerar quando se pensa em incrementar as funcionalidades de um e-commerce.

Na Olé Bikes, por exemplo, o cliente pode customizar sua própria bicicleta, de acordo com seu estilo. Um programa simples permite ao cliente simular várias opções, ver os preços, e depois decidir e enviar seu pedido.

2. Guia que ajuda a comprar

A loja online da rede de eletrodomésticos e eletrônicos Ponto Frio usa estes guias de compras, uma funcionalidade que tem agradado bastante os internautas. O guia de tablets da Ponto Frio é bem completo e orienta o cliente na escolha do produto. Muitos e-commerces já estão adotando esta forma de orientar seus clientes, trazendo guias que auxiliam o consumidor a comprar, com informações claras e relevantes. Uma funcionalidade que pode ser aplicada a qualquer produto.

3. Agrupar produtos por rótulos ou departamentos

O uso de rótulos, ou nome de categoria geral para agrupar diversos produtos similares, facilita muito a vida do consumidor e torna o site mais organizado e, por consequência, é mais fácil a navegação assim como a localização do produto. Os grandes magazines, como as Lojas Americanas, criam departamentos, tornando mais fácil para os clientes encontrar o que precisam.

4. Scroll infinito de produtos

Scroll significa rolagem. Trata-se de uma tecnologia que permite ao usuário do site optar se  quer ver os produtos página por página ou através de uma rolagem direta sem interrupções. Toda tecnologia que permita ao cliente fazer opções para a forma que mais lhe agrada, conquista os usuários na internet. É bom saber que existem várias abordagens para o efeito de rolagem. Tipologia das letras e imagens devem ser muito bem trabalhadas. Melhor se o design for limpo e simples, facilitando a comunicação. Um exemplo de site que usa esta funcionalidade é o Nasty Gal.

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5. Mundo da moda dinamiza com fotos/looks

Todos os dias, milhões de usuários fazem fotos dos produtos que mais apreciam no mundo fashion e publicam nas redes sociais. Baseado neste hábito, foi criado um aplicativo, através do qual é possível varrer as redes sociais e encontrar hashtags com a sua marca.

Quando localiza uma publicação de imagem, o aplicativo “puxa” a imagem e o administrador permite ou não a publicação do conteúdo gerado pelo cliente. Através do reconhecimento de imagem, a foto é associada ao produto da loja. O site da Lancome tem usado este recurso com inteligência.

6. Divulgando os acessórios

Alguns sites estão adotando uma forma assertiva e elegante de oferecer acessórios: logo após a opção de compra do cliente e, antes de colocar o produto no carrinho, abre-se uma página e o cliente vê uma exposição clara e direta de acessórios muito úteis aquele produto. Impossível não olhar, e muito provavelmente escolher algo mais. O site da Dell é um bom exemplo disso.

7. Comentário na página do produto

Esta funcionalidade possibilita ao cliente indicar o produto para os outros. É uma forma interessante de interatividade que cativa muito os internautas. Todo mundo gosta de recomendar o que achou bom. O cliente se sentirá mais íntimo do site e terá mais motivos para retornar. Veja este exemplo no site The Body Shop.

 

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