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5 razões pelas quais a #selfie de Ellen Degeneres foi a mais retweetada da história

Academy_Award3No momento em que a apresentadora americana Ellen Degeneres tirou uma “selfie” com outras 11 celebridades de Hollywood durante a noite do Oscar, ela criou o tweet mais retweetado da história do mundo inteiro. O pequeno texto foi compartilhado quase 3 milhões de vezes e bateu o recorde que antes era do primeiro tweet de Barack Obama após vencer a corrida presidencial dos Estados Unidos.

Você consegue imaginar por que essa foto funcionou tão bem? Por que a simples foto bateu ações criadas e pensadas por profissionais e que foram pagas por milhões de dólares? E o que essa icônica foto significa para o futuro do marketing nas redes sociais? Confira:

5 razões que fizeram da foto a mais retweetada da história

1 - A instantaneidade da postagem

O mundo móvel tem cada vez mais força no cotidiano. Exemplo disso é o uso recorrente de smartphones e tablets em qualquer lugar e a qualquer hora. Junto com essa mobilidade está o sucesso das redes sociais que são marcadas pela instantaneidade. Junte a isso o fato da apresentadora do Oscar “convidar” os milhões de telespectadores que estão assistindo o evento via televisão ou via internet a olhar a selfie cheia de celebridades que acabou de ser tirada e postada na rede social. Foi um convite direto a milhares de pessoas para retweetarem a imagem e divulgá-la ainda mais, até entre usuários que não estavam acompanhando o evento.

2 – O tweet era sobre a foto, não sobre a marca

twitteMuitas ações tentam focar e promover uma marca. Já a icônica selfie foi tirada por um celular da marca Samsung, mas isso não ficou óbvio durante a sua promoção. E a vantagem disso é que as pessoas costumam não olhar anúncios com bons olhos. A criatividade de tratar a ação como uma foto em grupo cheia de celebridades que as pessoas amam (ou que amam apenas uma ou duas da lista) foi algo único e inesperado. E isso foi um dos motivos que fez com que a foto se espalhasse tão rapidamente, já que ela não tinha “pegadinhas”. Não havia possibilidade de vergonha ao compartilhar uma foto publicitária, já que a maioria das pessoas nem ao menos se importava que se tratava da Samsung.

3 – O tweet foi enviado para uma grande audiência

Ellen DeGeneres possuía 25 milhões de seguidores em sua rede social antes mesmo do Oscar começar e já fazia parte das 15 contas mais seguidas do mundo. Só isso já garante que suas tweetadas serão largamente vistas, independente das circunstâncias. Incrivelmente, a sua conta aumentou em 1,5 milhões de seguidores no dia do Oscar e no dia seguinte.

4 - A audiência de Ellen é composta por todo tipo de pessoa

O Twitter passou por problemas para crescer e atingir um público maior e mais abrangente. E atualmente o sinônimo de abrangente no site é a conta de Ellen DeGeneres, que se tornou um bom meio para explicar um produto e como ele funciona durante seu programa.

5 – O “call to action” era simples, mas devia ser feito na hora

Você provavelmente já ouviu falar que a TV acabou. Mas isso não é bem verdade. A TV ainda tem o seu público e é um importante meio de comunicação. E a chave para otimizar o seu conteúdo e usá-la da melhor forma é reconhecer que uma audiência cativa existe em dois casos: Grandes eventos esportivos e grandes premiações.

E aproveitar esses dois grandes momentos para promover uma marca de forma criativa e original é a chave para romper padrões e fazer história. Apesar de ser transmitido na televisão, o Oscar é um evento de apelo mundial e tudo que é visto ali tem grandes chances de sucesso instantâneo. Por isso, a transmissão televisiva contribuiu para a maior relevância do tweet. Aproveitar o momento do programa ao vivo para realizar a ação foi essencial para o seu sucesso. Para completar, foi o primeiro ano em que o Oscar foi transmitido via Internet, deixando o seu público ainda mais extenso.

O que podemos concluir com o tweet de Ellen Degeneres

salveEssa ação representou o fim de muitas suposições sobre o que seria possível de verdade do marketing digital. Ou seja, não há nenhuma marca que seja literalmente impossível de ser alcançada, nenhum viral que não possa ser ultrapassado. Uma ação da marca de chocolate Oreo, por exemplo, já foi a mais retweetada e foi um verdadeiro marco no setor, mas tinha cerca de 15 mil retweets, o que representa apenas 1/173 do quanto o de Ellen DeGeneres foi retweetado.

 

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