E-commerce

5 funcionalidades essenciais a blogs de ecommerce

Blogs são ferramentas poderosas para qualquer website. É uma forma de humanizar sua marca, dar a ela uma personalidade, manter contato e criar afinidade com o público, iniciando uma troca que lhe oferece feedbacks sobre seu serviço, e ainda possibilita novas conexões com clientes em potencial.

Além disso, a oferta constante de conteúdo faz com que os leitores voltem a seu site com frequência. Esta maior movimentação de usuários melhora seu ranking nos mecanismos de busca, aumentando seu número de acessos, em um ciclo virtuoso.

Fluxo constante de visitantes é essencial para o funcionamento de qualquer ecommerce, por isso a geração de conteúdo por meio de blogs é tão útil para estes sites.

Carte di credito e tastiera

Mas como deve ser este blog?

1. Call to Action

Blogs são bastiões da web 2.0, a era da interatividade. Você pode gerar o melhor conteúdo da web, mas se deixar de interagir com seu público leitor, acabará perdendo uma grande oportunidade, inclusive de torná-lo público consumidor. Entre os melhores lugares para inserir um call to action estão: O topo da página, bom ponto para convidar os usuários a assinarem seu newsletter (outra ferramenta incrível para o ecommerce); E ainda, ao final de cada post, momento propício para convidar os leitores a deixarem sua opinião sobre o tema, ou mesmo compartilharem o assunto.

2. Categorias de conteúdo

Diferentes categorias auxiliam a navegação. Com elas, o leitor encontra com mais facilidade algum conteúdo específico. Um blog com melhor usabilidade mantém usuários por mais tempo lendo seus posts, consequentemente levando-os a efetuarem a conversão, que é o grande objetivo por trás do marketing de conteúdo. Posts categorizados também tornam-se perenes, por serem facilmente encontrados por um novo usuário.

3. Posts recentes e/ou populares

Uma barra lateral com os posts mais recentes sendo exibida enquanto o usuário percorre o texto de algum artigo é uma boa forma de pescar sua atenção para outros conteúdos que o blog tem a oferecer. Esta lista pode ser substituída por uma com postagens mais populares, as quais, inclusive, tem maiores chances de interessar ao usuário.

4. Caixa de Pesquisa

Esta pode parecer banal, mas é imprescindível que seu usuário consiga encontrar o assunto que busca em seu blog sem ter que passar por dezenas de posts que não o interessam. O que aliás, ele não fará, qualquer leitor que não encontrar imediatamente o que busca, irá migrar para outro site. Portanto, é importante, também, que esta ferramente esteja posicionada de modo a ser vista imediatamente.

5. Link com redes sociais

Inclua botões de compartilhamento em redes sociais em cada post seu. Desta forma os próprios usuários poderão compartilhar postagens que acharem pertinentes, aumentando sua base de seguidores nas redes. É importante lembrar de utilizar redes que façam sentido com sua marca, como Pinterest, Instagram e Linkedin, além das básicas: Facebook e Twitter.

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