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E-commerce, Marketing Digital

5 dicas para evitar carrinho abandonado e aumentar suas vendas

Um dos grandes problemas enfrentados pelas plataformas de e-commerce é o abandono de carrinho, ou seja, o cliente não finaliza a compra devido a algum detalhe. Segundo pesquisas recentes, 82,3% dos carrinhos gerados em e-commerces brasileiros são abandonados.

Então, fica a dúvida: o que fez o consumidor desistir e parar o processo de compra? Sem dúvida, o primeiro passo é descobrir o motivo dessa desistência e desenvolver estratégias para diminuir ou evitar a taxa de abandono da sua loja virtual.

Abaixo você confere 5 dicas para driblar esse problema e aumentar a conversão do seu comércio eletrônico:

Invista em usabilidade e experiência Seu site precisa ser intuitivo, de fácil navegação e responsivo. Sites responsivos se adaptam automaticamente à tela de qualquer dispositivo – desktop, notebook, tablet ou smartphone. Isso é fundamental, afinal, o número de pessoas que acessam a internet via tablet ou celular é cada vez maior. Procure sempre verificar também se tudo funciona na sua plataforma, ou seja, se não existem links quebrados, informações desencontradas ou dificuldade na realização do cadastro. Por fim, invista em um design que proporcione uma boa experiência de compra ao usuário.

Fuja de cadastros burocráticos Tudo que é complicado e moroso tende a afastar o cliente! Formulários de cadastro extensos tendem a atrasar o processo de pagamento e aumentam as chances do abandono de carrinho. Ao definir os dados do formulário, pergunte somente o necessário para armazenar um bom cadastro do cliente e efetuar a venda com segurança e transparência, assim ele prossegue para as próximas etapas o quanto antes.

Seja justo com o frete Muitos clientes tendem a desistir da compra ou deixar para depois ao ver o preço alto do frete, que muitas vezes supera o valor cobrado pelo produto. Por isso, evite uma prática muito comum nos e-commerces: diminuir o preço do produto e compensar no frete. Esse tipo de atitude frustra o cliente, fazendo-o se sentir enganado. A melhor alternativa é buscar opções variadas de frete e disponibilizar um item de urgência na entrega, pois um prazo menor incentivará a compra do produto, mesmo que o cliente tenha que pagar um pouco mais.

Ofereça opções de pagamento O cartão de crédito ainda é um dos meios de pagamento mais populares, entretanto é necessário disponibilizar outras opções de pagamento. Cartão de débito, boleto bancário, transferência e PayPal são alguns métodos alternativos que ajudam a ampliar taxa de conversão da sua loja online. Evite cobrar um valor mais alto no produto de acordo com o método de pagamento, a maioria dos consumidores não vê isso com bons olhos. O melhor é ser transparente desde o início do processo de checkout.

Demonstre que seu site é seguro e confiável Muitas pessoas ainda têm receio de compras online devido às questões das fraudes e roubo de dados na internet. Logo, o cliente precisa se sentir seguro e confortável no seu e-commerce, caso contrário, ele não finaliza a compra. Exiba certificados e selos de segurança, armazene dados por meio de sistemas criptografados, incentive depoimentos de clientes satisfeitos e evite redirecionamentos para fora do seu site – isso confunde o cliente, além de deixá-lo desconfiado e com medo de seguir com a compra.

Com essas ações simples, o abandono de carrinho deixa de ser um pesadelo e o seu e-commerce atenderá melhor os clientes, garantindo melhores resultados e mais faturamento.

Proporcione uma experiência de compra prazerosa ao seu cliente e rentável para você. Entre em contato conosco para implantar estratégias que diminuam o abandono de carrinho na sua loja virtual.

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