Marketing Digital

4 vantagens de empresas que possuem boas estratégias de marketing digital

O marketing digital vem revolucionando a forma como as empresas adquirem clientes. Com as recentes mudanças no processo de compra, consumidores e responsáveis pelas decisões de compra nas empresas tornaram-se mais independentes. Pesquisas apontam que os consumidores percorrem 60% do ciclo de compra antes mesmo de entrar em contato com a empresa ou o fornecedor. O desafio é impactar esses clientes em potencial o quanto antes. E é justamente esse o objetivo de boas estratégias de marketing digital.

Empresas que ainda não se atentaram a estas mudanças estão perdendo oportunidades. Vamos conferir o que uma empresa passa a aproveitar quando coloca em prática um plano de marketing digital? Listamos abaixo as quatro principais vantagens!

1. A vantagem de obter mais e mais leads

leads_subindoDiretores de marketing são pressionados a aumentar o número (e a qualidade) de leads para gerar mais vendas. Como se não fosse o bastante, é esperado que eles consigam fazer isso ao mesmo tempo em que reduzem os gastos. É aí que entra uma estratégia de marketing que não pode ser deixada de lado: o inbound marketing.

Enquanto os consumidores começam a ignorar as táticas tradicionais de marketing, os profissionais da área precisam alterar seus métodos de comunicação para se adaptar. Portanto, comece mudando a alocação do pessoal, o orçamento e seus recursos criativos para táticas de inbound, como SEO, promoções em redes sociais e criação de conteúdo. Isso irá ajudá-lo a atrair visitantes e potenciais clientes (leads) da internet para o seu site, as páginas e blogs da empresa.

Quando o assunto é marketing digital, a principal mudança que deve ser operada pela empresa é o seu nível de visibilidade online. Organizações que sabem tirar vantagem disso saem na frente na percepção de marca pelo público.

2. A vantagem de qualificar seus leads

leads_qualifyTáticas de marketing tradicionais interrompem nossa rotina: comerciais de TV interrompem nosso programa favorito, anúncios de rádio interrompem uma playlist de música e (o pior de todos) as ligações de vendas (cold calls) interrompem nosso trabalho e até nossa hora do almoço. O marketing digital, por outro lado, funciona com atração: são os clientes que ligam ou que procuram, quando estão ativamente em busca de uma solução para um problema.

Portanto, a qualidade dos leads é, por definição, muito maior. Afinal, esse contato procura proativamente pela empresa. A implementação de táticas de inbound marketing, como a criação de conteúdo, desenvolve ativos como: ebooks, histórias e casos de sucesso de clientes, infográficos e vídeos. Esses produtos informam os clientes em potencial e atraem-nos até o momento de fechar negócio. Eles ficam naturalmente predispostos a utilizar seus produtos e serviços quando estão prontos para tomar uma decisão de compra.

Organizações que atrasam a mudança para o marketing digital colocam-se em desvantagem. O marketing tradicional é mais caro e gera menor quantidade e qualidade de leads, o que por sua vez consome mais tempo dos representantes de venda. Atrasar a mudança pode prejudicar a receita global e o desempenho da empresa – o que ninguém quer que aconteça!

3. A vantagem de ter um ciclo de vendas mais curto

ciclo_vendasQuanto mais complexos se tornam os mercados e os produtos e serviços oferecidos, mais longos ficam os ciclos de venda das empresas. Como consequência, as receitas são prejudicadas e vender se torna um processo mais trabalhoso. Mas um departamento ou serviço de marketing bem afiado pode inverter esta tendência. A criação de conteúdo e a divulgação nos canais certos permitem que os consumidores sejam autodidatas sobre as características, benefícios e preços da empresa, antes mesmo de se envolver com a equipe comercial.

A consequência é um maior índice de conversão e um tempo menor de negoiação (já que os clientes atendidos pelo comercial já estarão bem mais certos do que precisam e de por quê precisam). Comece já a publicar conteúdo que vai ajudar a educar os seus clientes-alvo e movê-los através das etapas do funil de vendas de forma eficiente. A alternativa é fazer com que seus representantes de venda movam esses clientes em potencial através de cada estágio – o que é demorado, caro e trabalhoso.

4. A vantagem de ter custo de aquisição menor

custo_menorComo diz o especialista em marketing e tecnologia Guy Kawasaki, “se você tem mais dinheiro que cérebro, faça marketing tradicional. Se tem mais cérebro que dinheiro, faça inbound marketing”. Assim, uma das principais vantagens para começar a implementar táticas de marketing digital é poder diminuir drasticamente o custo por lead.

Uma grande vantagem é que táticas de inbound marketing são significativamente mais baratas de produzir e muito mais eficazes do que táticas tradicionais. Ao criar conteúdo você vai ver o seu custo por lead diminuir e um aumento constante na visibilidade e na geração de leads.

Agora você não tem mais desculpas para continuar adiando as suas estratégias de marketing digital. Então, vamos Avanti?

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