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3 pontos importantes em uma campanha de branding

A construção de uma marca é um trabalho longo, desenvolvido por meio das experiências que você proporciona aos seus clientes e da percepção deles em relação a elas. Quando bem desenvolvida, uma campanha de branding gera inúmeros benefícios no médio e no longo prazo, impactando positivamente e de maneira direta nas vendas para o seu negócio. Por isso, antes de iniciar qualquer trabalho, é preciso se certificar de que todos os atributos da marca e seus objetivos estratégicos sejam contemplados.

Não importa se você trabalha com diversos profissionais ou concentra tudo em uma agência, ou se a sua campanha de branding focará mais no on ou no offline, mas o que você tem que ter certeza é que todos os trabalhos desenvolvidos sigam uma premissa única: passem a mesma imagem de marca em todos os pontos de contato com o seu consumidor. Para que isso fique mais claro e você consiga bons resultados, selecionamos 3 pontos importantes em uma campanha de branding para que você aplique e garanta resultados mais positivos para o seu negócio:

1 – Para trabalhar uma imagem única, compartilhe uma mensagem única

Uma campanha de branding é desenvolvida para gerar não apenas o conhecimento de potenciais consumidores em relação a uma marca (brand awareness), mas também para gerar identificação e promover a fidelização desses clientes por meio de experiências junto a ela. Por isso, para que a sua campanha gere resultados, é necessário que a sua empresa passe uma única imagem por meio de uma mensagem equivalente, independentemente do canal de atuação.

Essa experiência deve englobar todos os pontos de contato e discursos de sua empresa, e deve ir além da definição de um slogan, da missão e dos valores de sua empresa. Afinal, é na convivência e no relacionamento com sua empresa que seus clientes terão uma opinião formada que favorecerá – ou não – os resultados das vendas no médio prazo.

Isso porque, por meio dessas experiências, eles se tornarão fiéis à sua marca, comprando mais e indicando novos clientes para a sua empresa. Contudo, esses resultados apenas serão percebidos caso haja um trabalho contínuo, com o desenvolvimento de ações que busquem um mesmo objetivo e, consequentemente, transmitam uma mesma mensagem de marca.

2 – A experiência precisa ser completa, contemplando os mínimos detalhes    

O discurso da marca é importante. Contudo, mais do que isso, a experiência que você proporciona aos seus clientes fará a diferença. Nesse sentido, cada detalhe precisa ser estrategicamente pensado: o visual de sua empresa, as embalagens de produto, os discursos dos atendentes, dentre outros itens que podem variar conforme o seu mercado de atuação. Para e-commerces e lojas físicas, por exemplo, o marketing sensorial, que trabalha os 5 sentidos do cliente, assim como programas de fidelidade, geram resultados efetivos.

O importante é buscar nos detalhes o diferencial necessário para cativar os clientes e fazer com que eles tenham a sua marca sempre em mente. Por isso, antes de distribuir brindes ou fazer promoções, verifique como transformar ações em estratégias de fidelização no médio prazo.

3 – Branding não é sobre o que a sua marca quer ser, mas como os seus clientes a percebem. Foque neles!

Um grande equívoco de muitas marcas ao construir estas campanhas é acreditar que branding diz respeito à marca que se quer construir, e não como ela é percebida por seus clientes. Com esse pensamento, muitas empresas esquecem-se de focar no ponto principal da estratégia, que são os consumidores.

Para ter sucesso em sua campanha de branding é necessário conhecer a fundo seu público. Quem são, do que gostam e como se comportam – tanto para consumo quanto em seu dia a dia. Apenas com essas informações será possível desenvolver ações estratégicas direcionadas, que gerem resultados efetivos e impacte diretamente nas vendas de sua empresa em longo prazo.

Sua campanha de branding já contempla todos os pontos importantes que abordamos nesse post? Caso tenha alguma dúvida sobre como criar ações efetivas de branding que gerem resultados, compartilhe-a nos comentários abaixo ou entre em contato conosco. Vamos Avanti?  

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